09/02/2016 às 12:00

Quarta-Feira de Cinzas é dia de pedalar em Sobradinho

Ação da PM, da administração regional e de um grupo de ciclistas garante passeio seguro duas vezes por semana

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


Ciclistas da região de Sobradinho se preparam para passeio pelas ruas da cidade
Ciclistas da região de Sobradinho se preparam para passeio pelas ruas da cidade. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Para atletas profissionais e amadores, a Quarta-Feira de Cinzas (10) vai terminar com passeio ciclístico em Sobradinho. Os policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar, a administração regional e os ciclistas da região atuam em parceria no Pedal Serrano Seguro. A iniciativa ocorre toda quarta-feira à noite, com concentração às 19 horas, no Parque Ecológico dos Jequitibás, na Área Especial 4/5, Avenida do Contorno, Quadra 10/11.

A ação começou na quarta-feira da semana passada e seguiu no fim de semana, quando reuniu cerca de 50 atletas em cada dia. “Além de acompanhar as bicicletas, nós explicamos algumas questões de segurança e regras de prevenção de acidentes”, destaca o comandante do batalhão, major Washington Delfino. No sábado, a atividade tem concentração às 7h30, com ponto de encontro definido até o dia do evento.

O objetivo é proporcionar esporte e lazer com toda a segurança para a comunidade local e a das regiões próximas. Para acompanhar os esportistas são destacados quatro motociclistas da Polícia Militar. “Em atuações como essa, nós dialogamos com a população, fazemos o trabalho preventivo e buscamos identificar as demandas e os pontos críticos e perigosos da área”, explica Delfino.

O administrador de Sobradinho, Divino Sales, informa que foram três reuniões até a definição do projeto: “Trata-se de uma atividade para estreitar os laços entre os moradores e o poder público local”.

Subidas e descidas
Um dos idealizadores do Pedal Serrano Seguro, o empresário Carlos Alberto Cavalcanti, de 53 anos, comemora a iniciativa: “Temos visto vários casos de acidentes envolvendo ciclistas, e toda ação que preserve a integridade do atleta é fundamental”.

Segundo ele, o percurso é geralmente de 40 quilômetros, feito em cerca de 3 horas. Não há necessidade de inscrição para participar: basta pedalar em direção ao ponto de encontro estabelecido. “Quem exagerou no carnaval pode aproveitar para queimar o álcool e curar a ressaca”, sugere Cavalcanti. A única exigência é que as crianças estejam sempre acompanhadas de um responsável maior de idade.

Apesar de a velocidade variar de baixa a moderada, é recomendável ter uma preparação física mínima, segundo os organizadores, uma vez que o relevo de Sobradinho apresenta subidas e descidas que exigem bastante do atleta.

Essa não é a única parceria entre PM e comunidade. Desde 2 de janeiro, o 10° Batalhão de Ceilândia recomeçou o projeto de passeios noturnos — que ocorre desde abril do ano passado e foi interrompido por cerca de um mês em virtude das festividades de fim de ano e das chuvas. Nessa região, os encontros são às 19 horas de terça-feira, com concentração no Setor de Indústria do Setor O, Quadra 1, em Ceilândia Norte.

Veja a galeria de fotos:

 
Quarta-Feira de Cinzas é dia de pedalar em Sobradinho