17/02/2016 às 22:41, atualizado em 01/06/2016 às 09:30

Concluída retirada de resíduos no Torre Palace Hotel

Nesta quarta-feira (17), último dia da operação, SLU recolheu 2 toneladas de entulho na área externa do prédio abandonado

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Terminou nesta quarta-feira (17) a operação de limpeza na área externa do Torre Palace Hotel, no Setor Hoteleiro Norte. Seis garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheram do local 2 toneladas de entulho, como garrafas, galhos de árvores e móveis.

Para remover o lixo e levá-lo ao aterro controlado do Jóquei, a autarquia usou uma caçamba. Os trabalhos tiveram início na terça-feira (16), quando foram retiradas 6 toneladas de entulho. No primeiro dia, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) também participou com o apoio de três caminhões.

Riscos
O local foi considerado insalubre pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, que solicitou a limpeza. Os objetos encontrados poderiam acumular água e servir como foco para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

[Relacionadas]

Além da ação, a subsecretaria também alertou para o risco de, em curto prazo, partes da estrutura do prédio — como a marquise e a fachada — ruírem, já que ele está em degradação. O governo de Brasília vai recorrer ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios para solicitar a desocupação do edifício abandonado. A Procuradoria-Geral do DF analisa o pedido feito pela Vice-Governadoria.