19/02/2016 às 23:29

Ação previne comércio de alimentos irregulares no centro da cidade

Força-tarefa integrada por entidades do governo interditou local sem condições de higiene no Setor Comercial Sul

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

No esforço de preservar o espaço público e de garantir condições de higiene adequadas para o comércio de alimentos, equipes do governo de Brasília interditaram, na tarde desta sexta-feira (19), um local em que funcionava uma área de manipulação de alimentos na Quadra 5 do Setor Comercial Sul.

Foram encontrados no subsolo e fechado por uma grade freezers cheios de açaí industrializado e de garrafas de xarope de guaraná e de água congelada. Os produtos estavam entre entulhos e sujeira, que favoreceram o aparecimento de insetos e ratos.

De acordo com o administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco, a ação é resultado do reconhecimento do setor para um processo maior. “Mapear todas as áreas é fundamental para elaborar propostas de desenvolvimento social e econômico na região”, reforçou.

O depósito irregular foi descoberto durante uma das visitas de rotina do Centro Legal — ação que visa a reestruturar o espaço por meio de revitalização física, segurança e melhoria do ambiente para a convivência comum.

O administrador do Plano Piloto ressaltou que os consumidores devem ficar atentos: “São produtos muito populares armazenados de forma insalubre, e a atividade apenas reforçou a importância de saber a procedência dos alimentos antes de consumi-los”.

O proprietário tem até 30 dias para apresentar licença para comércio e fornecer condições de higiene adequadas para atender o público. Caso os equipamentos lacrados sejam violados, serão recolhidos pela Vigilância Sanitária.

Participaram da iniciativa a diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde; a Agência de Fiscalização do Distrito Federal; a Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social; o Serviço de Limpeza Urbana; e a Administração Regional do Plano Piloto.

Centro Legal
Desde 11 de janeiro, quando foi criada a ação, houve apreensão de mercadorias ilegais, novas pintura e iluminação, cadastramento de ambulantes e reforço na segurança na região. Paralelamente, o governo trabalha em um projeto que prevê a reorganização do trânsito, a recuperação de galerias e a construção de ciclovias.

Na quarta-feira (17), agentes da força-tarefa precisaram de 12 caminhões para levar produtos apreendidos como carrinhos de vendedores ambulantes, alimentos em estado precário de conservação e mercadorias irregulares.

Leia também:

Agefis faz a maior apreensão de mercadorias em um único dia

Operação Centro Legal coíbe comércio irregular no Setor Comercial Sul

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157664879378695″ title=”Ação previne comércio de alimentos irregulares no centro da cidade”>https://farm2.staticflickr.com/1512/25041353401_54f1b39f3f_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Ação previne comércio de alimentos irregulares no centro da cidade”>