Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
19/02/2016 às 19:24
Com barraca exclusiva para consultas pediátricas, unidade funciona todos os dias, das 8 às 18 horas
Com dores na cabeça, nas articulações e febre alta há três dias, o operador de máquinas Francisco Pereira, de 45 anos, foi um dos 111 pacientes com suspeita de dengue atendidos na manhã desta sexta-feira (19), na unidade de atenção à dengue de São Sebastião. Após passar por triagem na unidade de pronto-atendimento (UPA) da região administrativa, o morador foi encaminhado para a estrutura criada para reforçar o trabalho de diagnóstico dos casos da doença. “Foi mais rápido do que eu imaginava”, declarou o paciente.
Pereira foi atendido por um dos cinco médicos da atenção primária à saúde deslocados pela Secretaria de Saúde para as tendas, assim como sete técnicos de enfermagem e três enfermeiros que trabalharam na escala matutina. Ele suspeitava de ter sido picado pelo mosquito Aedes aegypti e foi encaminhado para fazer o hemograma diagnóstico e para a área de medicação. Até o fim da manhã de hoje (19), foram feitos 45 testes. Desses, 11 deram positivo para dengue.
Localizada em frente à UPA de São Sebastião, na Quadra 102, Conjunto 1, Setor Residencial Oeste, a unidade conta com quatro tendas de 33 metros quadrados cada uma: três para atendimento a adultos e uma exclusiva para crianças — montada nesta sexta-feira. Os pacientes têm à disposição 20 leitos com suporte para soro (dez para adultos e dez para crianças), fundamental para garantir a hidratação dos doentes.
A estrutura erguida na quinta-feira (18) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é a segunda no DF. De acordo com a pasta, a ideia é levar o modelo para as regiões com maior índice da doença. A primeira a receber as tendas foi Brazlândia, onde foram registrados 488 casos de dengue, segundo o boletim epidemiológico, divulgado no dia 17 (quarta-feira). São Sebastião teve 238 ocorrências.
A criação das unidades de apoio foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (19). O texto da Portaria nº 18, de 17 de fevereiro de 2016, explica como devem ser organizadas as tendas em que são diagnosticados e medicados os pacientes com suspeita de dengue. O funcionamento é diário, das 8 às 18 horas, podendo ter o horário alterado de acordo com o perfil epidemiológico de cada região. Além de atendimento e de medicação, as equipes orientam sobre o combate ao mosquito.
Brazlândia
Em Brazlândia, onde foi criada, em 11 de fevereiro, a primeira unidade de atenção à dengue, 1.194 pessoas foram atendidas nas tendas e 1.005 testes, feitos. Desses, 251 deram positivos para dengue.
As barracas de lona, com 15 leitos, estão abertas no estacionamento do Hospital Regional de Brazlândia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com possibilidade de ampliação nos fins de semana.
Leia também:
Unidade de atenção à dengue começa a funcionar em São Sebastião na sexta-feira
Começa terceira fase de ações para combater o Aedes aegypti
Enfrentamento ao Aedes aegypti segue como uma das pautas prioritárias do governo
Veja a galeria de fotos: