22/02/2016 às 13:16, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Ouvidoria-Geral faz pesquisa de satisfação

Objetivo é que contribuições ajudem a melhorar o serviço prestado. Até a manhã de sexta (19), mais de 900 pessoas responderam ao questionário

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

São três perguntas que podem ser respondidas em menos de um minuto. A pesquisa de satisfação iniciada no começo do mês pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal tem o objetivo de saber, com o auxílio do cidadão de Brasília, como está a prestação do serviço pelo governo. Para participar, basta acessar a página www.ouvidoria.df.gov.br e clicar no banner correspondente.

Até a manhã de sexta-feira (19), 909 pessoas responderam aos três questionamentos: sua manifestação foi resolvida? Qual é o seu grau de satisfação com o serviço de ouvidoria? Você recomendaria o serviço de ouvidoria? Com os resultados, segundo o ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira, é possível pensar em estratégias para melhorar os índices alcançados. Isso porque 57% dos participantes responderam que não tiveram sua demanda atendida. Apesar disso, pondera Oliveira, 64% disseram-se satisfeitos com o serviço da ouvidoria, e 57% o recomendariam.

Entre quem opinou há também aqueles que receberam por e-mail as interrogações por já terem entrado em contato alguma vez com a ouvidoria. “Fizemos perguntas rápidas para que as pessoas não desistam no meio do processo”, explica Oliveira. Para conseguir enviar o formulário, é necessário preencher todas as questões.

Ainda neste ano, a Ouvidoria-Geral passará a adotar um novo sistema para o portal, e será possível que a pesquisa ocorra de forma imediata, ao fim do registro de demanda de cada pessoa. A ideia é que o levantamento fique mais completo, podendo, por exemplo, identificar o órgão procurado e a solicitação feita. “Estamos procurando fazer com que o cidadão exerça mais controle social sobre aquilo que é prestado pelo poder público”, diz o ouvidor-geral. “Nossa meta é elevar para 80% o grau de satisfação da população.”