22/02/2016 às 18:35, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Servidores da Emater são recebidos no Buriti

Os funcionários entregaram uma pauta de reivindicações ao secretário da Agricultura e ao presidente da empresa

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e diretores do Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Distrito Federal (Sindser) estiveram reunidos nesta manhã (22) com representantes do governo de Brasília para discutir reivindicações.

Das 10 às 12 horas, cerca de cem pessoas fizeram manifestação em frente ao Anexo do Palácio do Buriti para cobrar a recomposição de perdas salariais por causa da inflação — que atingiu o índice de 10,67% em 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), calculados por meio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os funcionários entregaram a pauta ao secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, e ao presidente da Emater, Argileu Martins da Silva. Eles pedem ainda a implementação de um plano de carreira e o cumprimento do acordo coletivo da categoria, firmado na gestão anterior. O prazo para que as demandas sejam cumpridas termina no fim de fevereiro. Caso não haja avanço nas negociações, os trabalhadores querem que um novo acordo seja estabelecido.

O secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, da Casa Civil, Igor Tokarski, e a subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, da Casa Civil, Mari Trindade, também participaram do encontro e vão encaminhar os pedidos dos servidores para a Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do Distrito Federal — formada por titulares da Casa Civil, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria-Geral do DF. Uma nova reunião foi marcada para a primeira quinzena de março.

Emater
A Emater é uma empresa pública vinculada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Criada em 1978 no Distrito Federal, tem cerca de 300 servidores em regime celetista que atuam na promoção do desenvolvimento rural sustentável e a segurança alimentar.

Entre as várias atribuições da Emater estão a prestação de assistência técnica e gerencial aos produtores rurais e o treinamento e atendimento agronômico em todo o DF.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157664273122799″ title=”Servidores da Emater são recebidos no Buriti”>https://farm2.staticflickr.com/1663/24828108699_bf7fd6e585_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Servidores da Emater são recebidos no Buriti”>