01/03/2016 às 17:34

Cidadão pode registrar 13 tipos de ocorrências policiais pela internet

Expectativa é que delegacia eletrônica receba mais de 500 boletins por dia

Por Da Agência Brasília, com informações da Polícia Civil do Distrito Federal

A partir de hoje (1º), é possível protocolar 13 tipos de ocorrências pelo site da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Além de acidente de trânsito sem vítima, extravio e furtos diversos — acessíveis on-line desde 2006 —, o cidadão pode efetuar registro de ameaça, apropriação indébita, calúnia, injúria, difamação, estelionato, injúria racial, furto em interior de veículo e perturbação do trabalho ou do sossego alheios e da tranquilidade.

Em média, o site da PCDF recebe 300 ocorrências por dia, e a expectativa do órgão é ultrapassar os 500 registros diários. Para ter acesso a essa facilidade, o interessado deve acessar o site, clicar no ícone Delegacia Eletrônica e seguir as instruções da página.

Para que o cadastro seja efetivado, o comunicante precisa ser maior de 18 anos, e o fato narrado, ter ocorrido no DF. Pelo e-mail dicoe@pcdf.df.gov.br ou pelo telefone 197, opção 2, a pessoa pode retificar ou acrescentar dados no registro.

Após análise, se a ocorrência estiver de acordo com as exigências, ela será homologada, e o comunicante terá uma cópia por e-mail. A delegacia referente à área do fato comunicado também receberá a ocorrência para apuração, exceto em casos de extravio e acidente de trânsito sem vítima.

Para situações que exigem atendimento imediato, o cidadão deve procurar pessoalmente a delegacia de polícia mais próxima.

Ocorrências on-line
Pelo site www.pcdf.df.gov.br, no ícone Delegacia Eletrônica
Mais informações: dicoe@pcdf.df.gov.br e telefone 197, opção 2