02/03/2016 às 20:33, atualizado em 06/12/2016 às 13:11

Governo seleciona artesãos para participar gratuitamente de eventos

A próxima edição da Rota do Artesanato ocorrerá em 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para se inscrever, é preciso ter a carteira do artesão atualizada

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Atualizado em 2 de março de 2016, às 18h29

Ao contrário do informado inicialmente, a Unidade de Gestão do Artesanato fica na sede da Secretaria-Adjunta do Turismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e não na da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

Há um ano, Elisângela Carvalho, de 40 anos, improvisa na sala de casa um ateliê. Quando vai participar de feiras, o lugar decorado com estilo por ela e o marido se transforma no cômodo onde a artesã passa praticamente todo o dia. As caixas feitas com capricho tomam conta da mesa que desenhou para acomodar ela e os cinco homens da casa — são quatro filhos — durante o jantar. Em quase 72 horas, pelo menos dez produtos ficam prontos. O preço varia de R$ 10 a R$ 200, e o material é exposto em eventos com intermediação da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer (pasta criada em 1º de março de 2016 após fusão da Secretaria-Adjunta do Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, com a Secretaria-Adjunta de Turismo, da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo).

Ela pretende participar da próxima edição, que será em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na terça-feira (8), na Estação Central do metrô. As inscrições para o evento ocorrem até 6 de março, e o resultado da seleção para a Rota do Artesanato especial será publicado no dia 7, a partir das 14 horas, no site www.turismo.df.gov.br. “É uma oportunidade que muita gente não tem, pois geralmente é caro participar dessas feiras.”

O evento só selecionará mulheres e ocorrerá por meio de parceria das Secretarias do Esporte, Turismo e Lazer e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos com a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF).

É preciso preencher um formulário on-line e enviar fotos de produtos para o e-mail artesanato@setur.df.gov.br. Serão selecionadas 30 artesãs. Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por três técnicos da secretaria. Eles avaliarão quesitos como capacidade de produção, embalagem e tempo de profissão. Cada uma terá de levar uma mesa de 80 centímetros por 1,3 metro e toalha preta para o dia da mostra.

Rota do Artesanato
Desde 2015, a Unidade de Gestão do Artesanato, ligada ao Turismo, selecionou artesãos para mais de 20 eventos por meio do programa Rota do Artesanato — em parceria com empresas privadas, sem custo para o governo. Para se inscrever, o interessado deve ter a carteira do artesão atualizada e produzir peças que remetem a Brasília, além de atender a outros requisitos que variam de acordo com a mostra.

Criado em 2010, o projeto — que teve a primeira edição de 2016 em fevereiro — visa a fomentar a inserção cultural, econômica e social do artesanato e da produção associada ao turismo. Outro objetivo é criar mais oportunidades para os artesãos, fortalecer o setor e proporcionar maior geração de renda.

Elisângela trabalha com artesanato há 10 anos e conta que tem conseguido, com a ajuda do governo local, participar quase mensalmente de feiras. Ela começou com o trabalho para ajudar o marido na renda da família enquanto fica em casa com os filhos. “Hoje não me imagino fazendo outra coisa.”

Carteira do artesão
Para fazer a carteira do artesão, o artista deve comparecer à Unidade de Gestão do Artesanato, na sede da Secretaria-Adjunta de Turismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O horário para atendimento é agendado pelo telefone 3214-2810, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. É preciso levar uma foto 3×4, além da carteira de identidade, do cadastro de pessoa física e de um comprovante de residência do Distrito Federal (são exigidas a original e cópia de todos os documentos). O interessado tem de apresentar um produto pronto e um iniciado, que deverá ser finalizado na presença do funcionário da unidade.

Brasília tem 8.640 artesãos cadastrados, dos quais 82% são mulheres. Dessas, 38% tem como a principal fonte de renda o artesanato.

Leia também:

Rota do Artesanato 2016 começa na segunda-feira

Nova pasta reforçará preparativos para receber jogos olímpicos

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665306927316″ title=”Secretaria seleciona artesãos para participar gratuitamente de eventos”>https://farm2.staticflickr.com/1516/25154281480_9aa6777761_c.jpg”width=”800″ height=”534″ alt=”Secretaria seleciona artesãos para participar gratuitamente de eventos”>