08/03/2016 às 13:42, atualizado em 27/05/2016 às 16:59

Governo de Brasília adere ao Eles por Elas

Movimento da ONU alerta sobre a responsabilidade dos homens no combate à discriminação contra as mulheres. Adesão ocorreu durante café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Por Samira Pádua, da Agência Brasília


Esposa do governador e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, governador Rodrigo Rollemberg e a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman
Esposa do governador e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, governador Rodrigo Rollemberg e a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman . Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Atualizado em 8 de março de 2016, às 12h05

O governo de Brasília aderiu, na manhã desta terça-feira (8), ao movimento Eles por Elas, da ONU Mulheres — Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. A campanha visa promover a reflexão sobre a responsabilidade dos homens pela eliminação de formas discriminatórias e de atos de violência contra as mulheres.

“A luta por um mundo mais justo, mais generoso, mais igual não é uma luta apenas das mulheres. É também dos homens, dos democratas, das pessoas que têm compromisso com um futuro melhor para todos”, discursou o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg.

Ele assinou o termo de adesão durante café da manhã promovido para gestoras do Executivo local, no Salão Branco do Palácio do Buriti, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março. Rollemberg agradeceu às colaboradoras do governo pelo trabalho desenvolvido e ressaltou alguns avanços, como a inauguração de creches e da Casa da Mulher Brasileira, além da realização da Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, em 2015. Também elencou como um grande desafio a universalização da educação infantil para as crianças de 4 e 5 anos.

A representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, entregou ao governador e à esposa dele um bóton que representa o movimento de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero. “Ao lado de empresas e universidades, os governos são agentes importantes para mobilizar os homens na defesa dos direitos das mulheres, assumindo a liderança ativa na garantia da igualdade de condições”, disse Nadine.

Márcia Rollemberg convidou todos a participarem da divulgação da campanha Eles por Elas e destacou o estudo divulgado nessa segunda-feira (7) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), segundo o qual o número de mulheres chefes de domicílio no DF, entre aquelas com mais de 60 anos, passou de 19% em 1970 para 52% em 2010. “Isso mostra a responsabilidade da mulher e o protagonismo que ela tem, e toda política deve estar circundada por essa nova condição.”

Campanha de doação
Durante o evento, Márcia também colaborou com a campanha Com que Bolsa Eu Vou. Por meio da ação, o governo de Brasília está arrecadando bolsas com itens de higiene pessoal e de beleza para mulheres em situação de rua. Quem quiser ajudar pode doar até 30 de abril nos centros especializados de atendimento à mulher da estação de metrô da 102 Sul e de Ceilândia, na QNM 2, e na Casa da Mulher Brasileira, na 601 Norte.

Além de colaboradores do governo, participaram do evento a filha e a mãe do governador de Brasília, Gabriela Rollemberg e Teresa Rollemberg; o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle, e o grupo feminino da Banda de Música do Corpo de Bombeiros.

Acesse a programação completa do Mês da Mulher.

Leia também:

Codeplan analisa trajetória das brasilienses nas últimas 5 décadas

Ampliada atuação da PM e do TJDFT a mulheres em situação de violência doméstica

Governo divulga programação para o mês da mulher

Leia também:

Lançada campanha mundial pelo fim da violência contra as mulheres

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665435552932″ title=”Governo de Brasília adere ao Eles por Elas”>https://farm2.staticflickr.com/1526/25495072112_88f9a55ba3_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Governo de Brasília adere ao Eles por Elas”>