11/03/2016 às 17:13

Ministro e governador participam de encerramento do Saúde na Escola 2016

Durante o evento na Estrutural, nesta sexta (11), Rollemberg anunciou que mais 25 carros fumacês foram comprados para erradicar o mosquito

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O encerramento da Semana Saúde na Escola 2016, do governo federal, ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), no Centro de Ensino nº 1 da Estrutural, com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Castro, e do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. O programa mobilizou 18 milhões de estudantes de instituições de ensino da rede pública de todo o País contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. A iniciativa oficial terminou, mas os trabalhos pedagógicos sobre cuidados para evitar a proliferação do inseto continuam durante o ano letivo.

O ministro ressaltou a importância de instruir os jovens na adoção de práticas que evitem formar criadouros do mosquito. “As crianças e os adolescentes são sempre mais receptivos a novos hábitos e novas informações, e a nossa grande esperança é que eles contribuam com a informação nas casas estimulando os pais a se envolverem cada vez na mobilização social.”

No evento, Rollemberg afirmou que a participação em escolas é fundamental para envolver a comunidade nos trabalhos contra o Aedes aegypti. O chefe do Executivo local acrescentou que investe em equipamentos para reduzir os casos de doenças transmitidas pelo inseto. “Nós tínhamos nove fumacês, compramos mais 25 que entrarão em operação nos próximos dias, e estamos utilizando recursos químicos — larvicidas de inseticidas — e biológicos.”

Segundo a Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, todos os fumacês já foram entregues e passam por testes. Até o momento, 16 estão aptos a operar em Brasília. Os outros nove serão avaliados até o fim de março.

Saúde na Escola
Criado em 2007 pelo governo federal, o programa Semana Saúde na Escola lança anualmente novos temas de mobilização, como vacinas, para orientar a população sobre cuidados a serem tomados. Em Brasília, a campanha envolve 101 mil alunos de 162 escolas públicas. A atividade inclui também estudantes da educação de jovens e adultos (EJA).

Participaram do evento o secretário de Educação Continuada, Alfabetizada, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação, Paulo Gabriel Nacif, e o secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho.

Leia também:

Escolas públicas têm dia de mobilização contra o Aedes aegypti

Mais de 850 mil imóveis são vistoriados em força-tarefa contra o Aedes aegypti

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157663455133513″ title=”Ministro e governador participam de encerramento do Saúde na Escola 2016″>https://farm2.staticflickr.com/1445/25401634510_7755b16976_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Ministro e governador participam de encerramento do Saúde na Escola 2016″>