Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
12/03/2016 às 15:01
Rodrigo Rollemberg e Marconi Perillo visitaram área perto de Brazlândia. O maior problema identificado por agentes foi o uso incorreto da caixa d’água
Atualizado em 14 de março de 2016, às 18h45
Ao contrário do informado anteriormente, foram as equipes da Vigilância Ambiental que participaram da ação, e não da Vigilância Sanitária.
Os governadores de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo, visitaram, na manhã deste sábado (12), o Núcleo Rural Vendinha, no Entorno do Distrito Federal, próximo à Brazlândia, para ação de combate à dengue. Com equipes do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Ambiental das duas unidades da Federação, eles visitaram casas para conscientizar os moradores da região. “É fundamental essa articulação. Precisamos trabalhar de forma integrada para melhorar toda essa região”, afirmou Rollemberg. “Nós estamos trabalhando para valer em Goiás para reduzir os criatórios do inseto dentro da campanha Mosquito Zero”, acrescentou Marconi Perillo. O secretário de saúde do DF, Humberto Fonseca, também acompanhou a ação.
Diversos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti foram encontrados pelas equipes. Um dos principais problemas identificados foi o uso incorreto da caixa d’água. O diretor de Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria de Saúde, Divino Martins, explicou que a falta de água encanada no local faz com que os moradores improvisem a captação. “Acabam deixando uma abertura na caixa para passar a mangueira, e os mosquitos entram e colocam os ovos.”
A atividade contou com três carros fumacês, 20 caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e duas pás mecânicas para retirada de entulho, além de agentes da Vigilância Ambiental — das Secretarias de Saúde do DF e de Goiás — e do Corpo de Bombeiros.
Prevenção
Durante a atividade, moradores de Vendinha reivindicaram melhorias como mais atenção para a coleta seletiva. A responsabilidade do serviço é da prefeitura de Padre Bernardo, município de Goiás, onde fica o núcleo rural. O prefeito Francisco de Moura Teixeira Filho, conhecido como Claudiênio, acompanhou a visita e ouviu os apelos. O governador do estado, Marconi Perillo, disse que tentará firmar mais convênios com a prefeitura para transferir verba.
Duas casas receberam a visita dos governadores. Na residência de um casal, que contraiu dengue este ano, foi encontrado foco de criadouro do mosquito no cano que faz a ligação com o poço artesanal. Os agentes repassaram instruções sobre os cuidados necessários e colocaram espumas que não interferem na passagem da água, mas impedem a entrada do Aedes aegypti.
O governador Rodrigo Rollemberg destacou o apoio do DF, que, além de limpeza, disponibilizou fumacês em outras três ocasiões para o local: “Sabemos que a prevenção nas cidades limítrofes ao Distrito Federal vai contribuir para reduzir os casos de dengue aqui na região e também no DF”. Entre os casos da doença confirmados no DF em pacientes de outras unidades da Federação, o município de Padre Bernardo, em Goiás, é o terceiro com maior ocorrência. Dentro do Distrito Federal, Brazlândia lidera os registros.
Também participaram da ação os comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, e de Goiás, coronel Carlos Helbingen Júnior, e o deputado distrital Juarezão (PRTB).
Leia também:
R$ 6 milhões serão destinados a pesquisas sobre o Aedes Aegypti no DF
Novo boletim da Saúde registra 94 casos de dengue em Brasília
Veja a galeria de fotos: