13/03/2016 às 18:08

Manifestação na Esplanada registra 100 mil pessoas e uma ocorrência

Vias foram liberadas ao trânsito por volta das 13h30

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Atualizado em 13 de março de 2016, às 19h01

Manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, reuniu cerca de 100 mil pessoas na manhã deste domingo (13), de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal. Durante o protesto, foi registrada uma ocorrência de furto de celular.

Os dois sentidos das vias da Esplanada — fechadas para veículos à 0 hora de domingo, da Rodoviária do Plano Piloto até o Balão do Presidente, no acesso à L4 Sul — foram completamente liberados por volta das 13h30. Ainda segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, 65 motoristas foram autuados por estacionamento irregular e um veículo foi removido por impedir a circulação. 

Monitoramento
O governador Rodrigo Rollemberg esteve no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, onde acompanhou as ações da segurança em tempo real por meio de câmeras. O centro funciona na Subsecretaria de Integração e Operações, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Estavam presentes ainda a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, os comandantes-gerais da Polícia Militar do DF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, e do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, e o diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF, Jayme de Amorim.

Representantes de outros órgãos, como do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Civil do DF, da Polícia Federal, do Ministério Público do DF, do Exército, da Marinha e da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) também trabalharam no centro de comando.

Bombeiros
No total, 2,2 mil policiais militares foram deslocados para garantir a segurança dos manifestantes. A PM e o Corpo de Bombeiros montaram comandos móveis ao lado do Congresso Nacional. O Corpo de Bombeiros, que atuou no local com 150 militares, atendeu 27 ocorrências de mau súbito. 

O Detran manteve 50 agentes na Esplanada para controlar o trânsito. A Polícia Civil reforçou com 70 agentes e delegados o plantão das três delegacias do Plano Piloto e da Delegacia de Polícia Especializada.

 

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665728992331″ title=”Governador Rodrigo Rollemberg no Centro Integrado de Comando e Controle Regional”>https://farm2.staticflickr.com/1442/25643832772_e48e60c8cf_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Governador Rodrigo Rollemberg no Centro Integrado de Comando e Controle Regional”>