14/03/2016 às 11:00

Filmes independentes norte-americanos chegam ao Cine Brasília

Em cartaz de 16 a 23 de março, a mostra gratuita Americana.doc exibe documentários e curtas produzidos nos Estados Unidos

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

De 16 a 23 de março, o público do Cine Brasília (106/107 Sul) terá a oportunidade de assistir gratuitamente à mostra Americana.doc, que reunirá dez exemplares entre documentários de longa-metragem e curtas de gêneros variados produzidos nos Estados Unidos.

Os filmes, que serão exibidos às 19 horas e às 20h30, trazem um reflexo do cinema norte-americano independente e abordam temáticas como feminismo, liberdade de expressão, direitos civis e mudanças climáticas.

Nos dias 16 e 18, as diretoras convidadas Ramona Diaz e Lacey Schwartz debaterão experiências cinematográficas com o público após a exibição de seus respectivos documentários. Ramona é diretora de Don’t Stop Believin’: Everyman’s Journey (2012), longa sobre a história do filipino Arnel Pineda, que começou como sensação no YouTube e desde 2007 é vocalista do grupo de rock Journey, criado em 1973.

Já Lacey apresentará Little White Lie (2014), que conta a história dela mesma, filha de uma típica família judia de classe média na cidade de Woodstock, e as descobertas que faz de segredos de família e do passado.

Antes de desembarcar em Brasília, a mostra passou por Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). A exibição é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e conta com o apoio de empresas privadas.

As produções independentes fazem parte do programa American Film Showcase, do governo dos Estados Unidos, administrado pela Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles.

Americana.doc
De 16 a 23 de março
No Cine Brasília (106/107 Sul)
Horários e classificação indicativa: na programação
Entrada franca