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16/03/2016 às 18:45, atualizado em 12/05/2016 às 17:51
Lojas e bancos também estão entre os que recebem mais reclamações, de acordo com levantamento do instituto divulgado hoje
Atualizado em 16 de março de 2016, às 17h18
Problemas com linhas telefônicas, de internet e de canais de televisão a cabo estão entre as principais queixas de brasilienses no Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF). Das 15 empresas com mais reclamações, seis que oferecem esses serviços constam do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2015, divulgado pela autarquia na tarde desta quarta-feira (16) na sede do instituto.
Por outro lado, as telecomunicações são as que apresentam maiores índices de solução após as denúncias. Pelo levantamento, a NET resolveu 88% das 65 queixas que recebeu em 2015; a OI, 82% das 209; a GVT, 79% das 124; a OI Móvel, 78% das 258; a TIM, 77% das 77; a SKY, 67% das 160; e a Claro, 63% das 124. A Samsung atendeu a 81% das 59 reivindicações.
As outras críticas mais comuns são para os setores de bancos e de lojas de varejo. O Itaú solucionou 79% das 71 reclamações; a Caixa Econômica Federal, 55% das 80; o banco BMG, 49% das 57; e o Santander, 33% das 64.
As lojas citadas são: Via Varejo, que resolveu 62% de 107 problemas reportados; Novo Mundo, 44% de 61; e Carlos Saraiva Importação e Comércio (Ricardo Eletro), 33% de 101.
Segundo o diretor-geral do Procon-DF, José Oscar Silva, o objetivo é que a população tire proveito da lista. “Ela deve ajudar o consumidor a escolher a empresa que fornecerá os serviços.”
Soluções
Ao longo de 2015, houve 5.832 reclamações no Procon-DF. Dessas, 52% foram atendidas (3.004). Segundo o instituto, esta é a primeira vez, desde que o levantamento começou a ser feito em 2013, que a quantidade de ocorrências sanadas é maior do que a de não resolvidas.
Durante a apresentação dos números, o diretor-geral avaliou positivamente o trabalho da autarquia no ano passado, que teve um índice de resolutividade maior que em 2014, quando 48% das 5.090 reclamações foram solucionadas.