18/03/2016 às 12:20

Itapoã vai comemorar o Dia Internacional do Contador de Histórias

Evento é fruto de parceria entre administração regional e entidades sociais como a coordenada pela moradora Eleni Neves com foco na reciclagem

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


Eleni Neves, de 51 anos, moradora do Itapoã e à frente do Projeto Vencer
Eleni Neves, de 51 anos, moradora do Itapoã e à frente do Projeto Vencer. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A comunidade do Itapoã poderá participar na tarde de sábado (19) de atividades para comemorar o Dia Internacional do Contador de Histórias — celebrado em 20 de março — na biblioteca pública, na Quadra 61. A data mundial coincide com o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.

A partir das 14 horas, haverá contação de histórias, exibição de filmes produzidos na comunidade, palestra sobre doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, oficina de reciclagem, pintura de rosto e lanche.

“O ingresso é a doação de 20 tampinhas de garrafa PET”, diz uma das cuidadoras da biblioteca, a funcionária da administração regional Lilia Valéria Correa. Essa ideia surgiu de um projeto existente no local: Barganha do Livro. O cidadão leva as 20 tampinhas e recebe um livro em troca. “Essas obras não são do acervo da biblioteca, foram doadas pela comunidade”, enfatiza Lilia. Os materiais são doados para uma entidade social que vende e reverte o dinheiro em cadeiras de rodas para pessoas carentes.

Para promover eventos, a biblioteca e a administração regional buscaram parcerias de associações e entidades sociais que atuam na região. Um exemplo é a artesã Eleni Neves, de 51 anos, moradora do Itapoã e à frente do Projeto Vencer desde 2006. Ela transforma potes de amaciante, garrafas PET e CDs em brinquedos, como uma miniatura de bicicleta ou enfeites para a casa. “A nossa região já chegou ao índice mais alto de violência, mas hoje está diferente. Aonde você for tem algum líder comunitário, um projeto social.”

Biblioteca Pública do Itapoã
Quadra 61
De segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas; no sábado, das 8 às 12 horas
Doações: a administração busca livros em qualquer lugar do DF. Aceitam-se filmes (VHS e DVD)
Contatos: (61) 9316-7731 (Lilia Correa) e (61) 9182-8328 (Rozângela Rodrigues)

Leia também:

Tampinhas que valem livros

 

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157663740577104″ title=”Itapoã vai comemorar o Dia Internacional do Contador de Histórias”>https://farm2.staticflickr.com/1548/25248036744_7eb3b2c70a_c.jpg”width=”800″ height=”533″ alt=”Itapoã vai comemorar o Dia Internacional do Contador de Histórias”>