29/03/2016 às 18:07, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Chance de consumir orgânicos no DF é maior que em outras unidades da Federação

Potencial resulta de aumento de renda e de condições logísticas de produção e distribuição, segundo estudo da Codeplan

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Atualizado em 29 de março de 2016, às 16h25

A elevação na renda dos moradores, as características predominantemente urbanas e a logística de produção e distribuição são fatores que elevam em 86% a possibilidade de consumir produtos orgânicos em Brasília, em relação a outras unidades federativas. A informação consta do estudo Motivações para o Consumo de Alimentos Orgânicos — Possibilidades do Distrito Federal, divulgado na tarde desta terça-feira (29) pela Companhia de Planejamento (Codeplan).

A pesquisa constatou que, quando a renda das famílias brasileiras eleva-se 1%, o consumo de alimentos orgânicos tende a crescer 0,12%. Além disso, comparando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a renda no DF em 2008 e 2013, conclui-se que o rendimento médio mensal das famílias que recebem até um salário mínimo cresceu 27% no período. Esse aumento reflete, de acordo com a Codeplan, uma elevação esperada de 3,2% no consumo de alimentos orgânicos.

Produção
O estudo visa compreender e detectar necessidades locais e o potencial da produção e do consumo de orgânicos na capital brasileira. A partir daí, devem ser implementadas políticas públicas para o setor produtivo. O próximo passo da companhia deverá ser uma análise de dados de produtores locais, para orientar o trabalho de marketing e o desenvolvimento de padrões de qualidade.

A ideia é construir ações de incentivo principalmente para a agricultura familiar e propor a certificação e a regularização de produções informais. Outro objetivo, após a conclusão das análises, é conscientizar a sociedade sobre o consumo dos produtos orgânicos, exemplificando os benefícios para a saúde e para a melhoria na qualidade de vida.

De acordo com o presidente da Codeplan, Lúcio Rennó, a pesquisa evidencia a capacidade do setor local. “Podemos visualizar o potencial do consumo de alimentos orgânicos do Distrito Federal, o que gera maior movimento na economia e fomenta a legalização e a certificação de produtores rurais.” Uma nova pesquisa com o perfil dos consumidores deverá ser desenvolvida para dar suporte a novas políticas públicas para o setor.

Mais consumidos
A logística de produção no DF faz com que os brasilienses sejam consumidores propícios a produtos orgânicos. Isso se dá principalmente pela facilidade e pela proximidade entre a zona de produção rural e a área urbana.

Os produtos mais consumidos, segundo a empresa pública, são leite de vaca, verduras e legumes. Em seguida, vêm sucos de fruta, café e frango caipira.

Acesse a íntegra do estudo.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666538672435″ title=”Chance de consumir orgânicos no DF é maior que em outras unidades da Federação”>https://farm2.staticflickr.com/1482/25843913010_5dbe6baaf7_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Chance de consumir orgânicos no DF é maior que em outras unidades da Federação”>