29/03/2016 às 22:04

Representantes da Festa do Divino pedem apoio ao governador

Organizadores entregaram planilha de custos da celebração que ocorre na primeira quinzena de maio

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Representantes da Festa do Divino Espírito Santo se reuniram com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta terça-feira (29), para solicitar apoio à celebração que ocorrerá de 6 a 15 de maio em Planaltina. No encontro, os organizadores pediram que o governo contribuísse com a logística — transporte, tendas, palco e material de divulgação — durante o evento.

O chefe do Executivo local afirmou estar disposto a ajudar na comemoração, que é Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013. “O verdadeiro espírito da Festa do Divino é colaborar. Entendo que é preciso uma colaboração de todos, inclusive, do governo.”

Os fiéis entregaram uma planilha de custos, cujo valor aproximado chega a R$ 1,1 milhão, e o governador pediu para analisar essa tabela e verificar o que será possível contribuir.

O encontro terminou com orações. Também participaram os secretários da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, e de Cultura, Guilherme Reis; o secretário-adjunto de Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena; e o administrador de Planaltina, Vicente Salgueiro Baño Salgado.

História
A Festa do Divino ocorre há 156 anos em Planaltina. O ápice do evento será no sábado (14), véspera de Pentecostes — descida do Espírito Santo sobre os apóstolos 50 dias depois da Páscoa. Os fiéis se reunirão na Avenida Marechal Deodoro para orações e almoço ao ar livre.

A comemoração é a segunda maior festa religiosa de Brasília, depois da Via-Sacra do Morro da Capelinha. No ano passado, Planaltina recebeu 12 mil religiosos. Participarão sete paróquias (Divino Espírito Santo, Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, São Sebastião e São Vicente de Paula) e cinco capelas (Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Santa Teresinha, Santo Agostinho e São Leonardo Murialdo).

Leia também:

Festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina, entra na reta final

Oração, almoço e festa marcam último dia da Festa do Divino Espírito Santo

 

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666398852122″ title=”Representantes da Festa do Divino pedem apoio ao governador”>https://farm2.staticflickr.com/1614/26054921131_628257373c_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Representantes da Festa do Divino pedem apoio ao governador”>