05/04/2016 às 18:15, atualizado em 06/06/2016 às 16:13

3 mil pessoas inscritas no Qualifica Mais Brasília

Portal do governo oferece capacitação on-line gratuita. Jaciane Pereira está no módulo 2 do curso de assistente administrativo

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília

Jaciane Lopes Pereira, de 25 anos, está em busca de emprego e vê a capacitação como oportunidade de incrementar o currículo
Jaciane Lopes Pereira, de 25 anos, está em busca de emprego e vê a capacitação como oportunidade de incrementar o currículo. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Desde quando o Portal da Qualificação Profissional foi lançado, em 21 de março, 3.081 pessoas matricularam-se em um dos sete cursos disponíveis gratuitamente. O mais procurado, o de assistente administrativo, teve 1.506 inscritos até segunda-feira (4). Outros 512 escolheram o curso de auxiliar de contabilidade, e 435, o de gestão financeira.

A estudante Jaciane Lopes Pereira, de 25 anos, inscreveu-se logo nos primeiros dias e está no módulo 2 do curso de assistente administrativo. “Tenho experiência na área, mas é sempre bom buscar atualizações. Mesmo que o programa esteja muito voltado para iniciantes, quero saber se há coisa nova no mercado”, afirma. Além disso, a jovem procura por emprego desde janeiro e vê a capacitação como uma oportunidade de incrementar o currículo. “Não dá para desanimar; o negócio é estar sempre estudando e aprendendo.”

A navegação no site é simples. Jaciane não teve dificuldades para encontrar abas ou entrar nos links necessários para estudar. “Senti falta de aprofundamento do conteúdo e de mais opções de cursos”, conta.

Até o fim de abril, outras sete alternativas serão lançadas no portal. “Fecharemos o ano com 21 opções”, informa o secretário-adjunto do Trabalho, da pasta do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Thiago Jarjour. Para se inscrever, é preciso informar o número do CPF. Não há exigência de escolaridade nem de idade mínimas. Ao fim do curso, o aluno faz uma prova virtual e, se acertar pelo menos 60% das questões, recebe o certificado de conclusão. O documento é chancelado pela Secretaria do Trabalho.

Cadastro
No site, as opções dividem-se em três abas: aprenda uma profissão, atualize seus conhecimentos e seja um empreendedor. Dentro delas, o visitante tem acesso ao plano do curso e à página de inscrição. Quem tiver cadastro no programa deve apenas inserir o número do CPF. Para quem não tem, é preciso preencher um formulário com dados pessoais, como endereço e telefone. O sistema produz uma senha e é com ela que o aluno assiste às aulas e lê as apostilas.

O aproveitamento está maior do que o esperado pelo secretário-adjunto do Trabalho. No curso de assistente administrativo, 76% dos inscritos iniciaram as aulas. Nos outros, a média é de 70%. Jarjour destaca que uma das reclamações dos empresários é quanto à falta de mão de obra qualificada em Brasília. “A crise financeira nos levou a usar a criatividade para garantir a profissionalização das pessoas e foi daí que surgiu o portal”, justifica. O investimento anual no site é de R$ 339.180, recurso da secretaria.

Inscrições
As inscrições para qualquer curso devem ser feitas pelo site do Qualifica Mais Brasília, diretamente em uma das Agências do Trabalhador ou pela Central de Atendimento ao Cidadão, telefone 156.

É possível estudar por meio de computador fixo ou de dispositivo móvel (tablet e celular) conectado à internet. Do início ao fim dos cursos, que vão de 40 a 160 horas de duração, o aluno recebe orientações referentes ao ambiente de ensino, à metodologia, ao cronograma, ao certificado de conclusão e a matrículas em novos cursos.

O portal integra o programa Qualifica Mais Brasília, instituído pela Resolução n° 201 do Conselho do Trabalho do Distrito Federal, de 26 de março de 2010.

Cursos disponíveis:

Aprenda uma profissão
Assistente administrativo
160 horas-aula

Auxiliar de contabilidade
160 horas-aula

Seja um empreendedor
Formação do preço de venda
40 horas-aula

Abrindo um novo negócio
40 horas-aula

Atualize seus conhecimentos
Gestão financeira
40 horas-aula

Recolocação profissional
40 horas-aula

Telemarketing
40 horas-aula

Cursos a serem lançados:

Aprenda uma profissão
Auxiliar de escritório
Auxiliar de pessoal
Recepcionista
Operador de micro

Atualize seus conhecimentos
Assistente de marketing
Microsoft Word
Atendimento ao público
Análise de crédito
Inglês instrumental
Microsoft Excel

Seja um empreendedor
Criando um novo negócio digital
Gerenciando micro e pequenas empresas
Microempreendedor individual

Leia também:

Portal capacitará trabalhadores e empreendedores do DF

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666698505511″ title=”Qualifica Mais Brasília oferece 21 cursos gratuitos”>https://farm2.staticflickr.com/1547/26190026341_0a993db797_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Qualifica Mais Brasília oferece 21 cursos gratuitos”>