07/04/2016 às 01:30

Circuito de Feiras do Livro chega ao Núcleo Bandeirante

Evento ocorrerá até sexta-feira (8), próximo à administração regional. Governador Rodrigo Rollemberg participou da abertura nesta quarta à noite

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília


A abertura do Circuito de Feiras do Livro no Núcleo Bandeirante teve a presença do governador Rodrigo Rollemberg, do deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB),  da secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, e do administrador regional, Cleudimar Sardinha
A abertura do Circuito de Feiras do Livro no Núcleo Bandeirante teve a presença do governador Rodrigo Rollemberg, do deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB), da secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, e do administrador regional, Cleudimar Sardinha. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Começou nesta quarta-feira (6) a quinta etapa do Circuito de Feiras do Livro do DF 2016. Ela ficará no Núcleo Bandeirante até sexta (8). São seis estandes com obras literárias à venda, além de programação com palestras, oficinas e apresentações culturais, e encontros com autores. A estrutura está montada em três lugares diferentes, porém próximos: no estacionamento da administração regional, no Auditório Garcia Neto e na Biblioteca do Núcleo Bandeirante. O funcionamento é das 9 às 21 horas.

A abertura contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, que destacou benefícios do casamento entre cultura e educação. “A parceria dessa dupla tem um poder transformador imenso. Com a leitura estimulada desde a infância, somos capazes de construir uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais respeitosa.” O chefe do Executivo disse ainda que Brasília tem de estar na vanguarda do desenvolvimento, que precisa ser baseado em educação, cultura, ciência e inovação, turismo e meio ambiente.

Para a secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, o circuito é uma experiência rica de encontro e de transformação. “Ele traz várias linguagens, como a leitura e a música, que proporcionam sensação de prazer”, destacou. Na noite de hoje, houve apresentação da banda Liga Tripa. Nanan ressaltou o alinhamento do trabalho com a Secretaria de Educação, por meio de oficinas nas escolas para apresentar os escritores antes de a feira chegar nas regiões administrativas, por exemplo.

Interação cultural
Morador de Arniqueiras, o professor Flávio Lopes de Figueiredo Júnior, de 46 anos, busca diariamente a filha Clarisse, de 7 anos, em uma escola do Núcleo Bandeirante. O evento, para ele, foi uma surpresa. “Fiquei satisfeito. Adoramos ler e esse tipo de interação cultural é fundamental para a região.” Clarisse também estava animada e convenceu o pai a comprar um exemplar. “Eu escrevo, gosto de contar os meus sonhos no texto”, frisou.

A expositora de livros Glória Farias, de 50 anos, levou exemplares de sua distribuidora, a Horizonte do Saber. “Esse tipo de evento precisa ser mais bem divulgado para atrair sempre mais pessoas”, avaliou. O maior retorno, segundo ela, é a oportunidade de mostrar novidades ao público muitas vezes distante dos livros. “A ideia de ser uma feira itinerante é importante para mostrar que a cultura não está só no Plano Piloto.”

O circuito já esteve em Ceilândia, de 28 a 30 de março; em Taguatinga, em 30 de março e 1º de abril; e no Guará, de 4 a 6 de abril. Em 2014, foi ao Cruzeiro. As próximas regiões administrativas a receberem serão Gama, Brazlândia, Paranoá, Varjão e Planaltina. As feiras são uma realização da Secretaria de Cultura do DF, em parceria com o Ministério da Cultura, que investiu R$ 1 milhão. 

Também estavam na inauguração no Núcleo Bandeirante o administrador regional, Cleudimar Sardinha, e o deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB).


Próximas etapas do circuito:

Gama
De 11 a 13 de abril
Salão de Múltiplas Funções
Setor Central, Praça 2 (próximo à rodoviária)

Brazlândia
De 14 a 16 de abril
Na Área Especial 2, Setor Sul

Paranoá
De 18 a 20 de abril
Praça Central, Lote 1, Administração Regional do Paranoá

Varjão
De 18 a 20 de abril
Área Especial, Quadra 2, em frente à Casa de Cultura

Planaltina
De 25 a 27 de abril
Setor Educacional, Lotes C/D, em frente à regional de ensino

Mais informações: www.circuitodefeirasdolivrodf.com.br

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666317220550″ title=”Circuito de Feiras do Livro chega ao Núcleo Bandeirante”>https://farm2.staticflickr.com/1479/26214699931_20a3d731f6_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Circuito de Feiras do Livro chega ao Núcleo Bandeirante”>