07/04/2016 às 20:20, atualizado em 26/05/2016 às 17:22

Desocupadas 11 glebas rurais do Sítio Olhos D’Água

Previsão é que invasores do terreno particular de 183 hectares, na região do Gama, sejam totalmente retirados até esta sexta-feira (8)

Por Rafael Alves, da Agência Brasília

Os trabalhos para reintegração de posse no Sítio Olhos D’Água, iniciados ontem (6), continuam nesta quinta-feira (7). Até as 15 horas, 11 das 19 glebas rurais invadidas no km 12 da DF-290, na região do Gama, tinham sido desocupadas.

Coordenada pela Subchefia de Ordem Pública e Social, vinculada à Casa Militar, a ação retirará aproximadamente cem pessoas, que moram no local irregularmente. Na sexta-feira (8), a remoção prossegue com o apoio de servidores da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que tiram pontos de energia e de captação de água.

Também participam da operação militares do Corpo de Bombeiros e de batalhões especializados da Polícia Militar (Choque, Aviação Operacional, Policiamento com Cães, Polícia Ambiental) e o Regimento de Polícia Montada.

Disputa judicial
A área de propriedade particular tem 183 hectares. Desde a década de 1980, é alvo de disputas judiciais entre a família dona do terreno e pessoas que o habitam ilegalmente.

Os titulares das terras contrataram 16 caminhões de mudança para auxiliar na saída dos invasores e removerão posteriormente 60 construções irregulares — casas de alvenaria e de madeira e lugares cercados para animais.

Leia também:

Ação de reintegração de posse retira invasores de área na região do Gama