07/04/2016 às 12:25

Estrutural ganha primeiro posto fixo de policiamento

Em funcionamento 24 horas, instalação faz parte do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


O posto policial fica no Centro Olímpico da Estrutural, na Área Especial 2, Setor Norte
O posto policial fica no Centro Olímpico da Estrutural, na Área Especial 2, Setor Norte. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Os moradores da Estrutural receberam o primeiro posto fixo de policiamento, que funcionará 24 horas por dia na região administrativa. Em operação desde segunda-feira (4), fica no centro olímpico (Área Especial 2, Setor Norte) e conta com, no mínimo, três policiais escalados para atender às necessidades dos moradores. Em dezembro, foi instalada uma base móvel da PM na região.

“O objetivo é que funcione como um ponto de apoio à população, já que está em uma área com muitas ocorrências”, afirma o coronel André Luiz, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar — responsável pela segurança da Estrutural.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do DF, os índices de violência da região tiveram aumento em 2015 em comparação a 2014. Os homicídios subiram para 24, contra 17. Crimes contra o patrimônio cresceram 16,2%, e roubo a comércio saltou de 74 ocorrências para 108, acréscimo de quase 50%.

O coronel acrescenta que a unidade servirá de suporte para os 60 PMs encarregados do policiamento na Estrutural, que antes usavam o posto do Guará. A instalação atende ao pedido de moradores por reforço policial, feito em agosto, no primeiro encontro do Voz Ativa — Segurança e Juventude.

Viva Brasília
Com a intensificação do policiamento na Estrutural, a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, acredita que a medida inibirá criminosos. “O posto está em um cruzamento e, literalmente, cruza áreas de vulnerabilidade social e de criminalidade.”

Márcia ressalta que a implementação faz parte do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, que tem entre os objetivos a prevenção da criminalidade a longo prazo em localidades vulneráveis. “Esse posto é uma entrega do governo que mostra uma ação completa do Viva Brasília ao consultar a população e ao beneficiar uma área com tendências de crime.”

Deslocamento
No Voz Ativa de agosto na Estrutural, os moradores também pediram melhorias no Assentamento de Santa Luzia. O governo iniciou as obras de alargamento de vias em setembro para desobstruir as ruas e facilitar o deslocamento de viaturas e de forças de segurança. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) alargou 15 vias no local — as que antes mediam de 2 a 3 metros, passaram ter 5 e 6 metros de largura.

Leia também:

Moradores da Estrutural sugerem melhorias para segurança na região

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666862002505″ title=”Estrutural ganha primeiro posto fixo de policiamento”>https://farm2.staticflickr.com/1650/26254837896_49b2abecf5_c.jpg”width=”800″ height=”533″ alt=”Estrutural ganha primeiro posto fixo de policiamento”>