Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/04/2016 às 21:21
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no primeiro encontro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Cerca de 1,2 mil estudantes participaram na tarde deste sábado (9) da primeira aula preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovida pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com o objetivo de ajudar jovens brasilienses a conquistarem uma vaga em universidades públicas, a pasta promoverá quatro encontros durante abril e maio deste ano. A participação é gratuita e aberta a estudantes de escolas públicas e privadas.
Com duração de quatro horas, as aulas são ministradas por docentes voluntários de cursinhos, escolas públicas e particulares. Cada encontro abordará um dos eixos temáticos do Enem. O de hoje focou no de Ciências Humanas, que engloba matérias como história, geografia, filosofia e sociologia. Em 30 de abril, o assunto será matemática; em 7 de maio, ciências da natureza; e, no dia 21, linguagens, códigos e redação.
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura do projeto. Formado em história pela Universidade de Brasília (UnB), ele explicou uma questão sobre o Estado Novo aos estudantes. “É uma honra participar deste projeto, junto a tantos professores de excelência, e tratar de uma fase tão importante da história brasileira”, afirmou.
Inscrições
Todas as aulas serão no Centro de Convenções, com 1,2 mil vagas cada. As inscrições para a próxima começam nesta segunda-feira (11) e poderão ser feitas pelo site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. No dia da aula, é necessário que o estudante apresente carteira de identidade.
Com o lema #BoraVencer, a iniciativa tem como prioridade atender estudantes de escolas públicas de regiões com maior vulnerabilidade social. “O projeto responde a uma demanda feita durante a 3º Conferência Distrital da Juventude, em 2015, que é o aumento de oferta de cursos preparatórios para o Enem e vestibulares, além de servir para gerar oportunidades por meio da educação”, explicou Aline Bezerra, subsecretária da Juventude, da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
Transporte gratuito
Nos dias de aula, o governo fornecerá transporte gratuito, antes e depois dos encontros. O ônibus parte da plataforma inferior A da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Centro de Convenções, das 13h30 às 15 horas, e faz o caminho de volta ao término do aulão.
Leia também:
Aulões preparatórios para o Enem têm inscrições abertas
Propostas do DF de políticas públicas para juventude são levadas a encontro nacional
Veja a galeria de fotos: