15/04/2016 às 23:25

Novo presidente do TRF da 1ª Região é empossado nesta sexta (15)

Desembargador Hilton Queiroz quer acelerar a tramitação de processos. Governador Rodrigo Rollemberg foi à cerimônia, na qual também assumiram o vice-presidente e o corregedor do próximo mandato 

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Tomaram posse nesta sexta-feira (15) o novo presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, desembargador Hilton Queiroz; o vice-presidente, desembargador Ítalo Mendes; e o corregedor, desembargador João Batista Moreira. A cerimônia ocorreu na sede do TRF, no Setor de Autarquias Sul. Durante a solenidade, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou a competência dos magistrados para qualificar e democratizar o acesso à Justiça.

O presidente recém-empossado, Hilton Queiroz, afirmou que a prioridade do mandato, até 2018, será diminuir o tempo de tramitação dos processos. O Tribunal Regional Federal julga casos de segunda instância da Justiça federal, tais como recursos de habeas corpus, de tráfico de drogas e de pessoas, e de assuntos indígenas, conforme estabelecido pelo artigo 108 da Constituição Federal de 1988.

Também compareceram o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, a presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Celina Leão (PPS), o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Cândido Ribeiro, o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, e a chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Raquel Branquinho.

O TRF da 1ª Região é responsável por 70% do território nacional e atua nas seguintes unidades da Federação: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157667043879162″ title=”Novo presidente do TRF da 1ª Região é empossado nesta sexta (15)”>https://farm2.staticflickr.com/1608/26177517770_cf43ae68c5_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Novo presidente do TRF da 1ª Região é empossado nesta sexta (15)”>