22/04/2016 às 00:01

Brasília é celebrada com música na Torre de TV

Cerca de 8 mil pessoas assistiram a shows gratuitos em homenagem aos 56 anos da capital

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Atualizado em 21 de abril de 2016, às 00h46

Aproximadamente 8 mil pessoas foram à Torre de TV nessa quinta-feira (21) acompanhar a programação musical em homenagem ao aniversário de 56 anos de Brasília. A noite começou ao som de blues com o Taryn Quarteto, que se apresentou a partir das 18h30 no palco montado em frente à Torre de TV. O início, previsto para as 17 horas, atrasou por problemas técnicos.

Por volta das 20 horas, os músicos cariocas deram lugar aos roqueiros brasilienses da Scalene. O estudante Delvan Sales, de 20 anos, os aguardava no gramado perto da fonte luminosa. Ele saiu de Vicente Pires de metrô para aproveitar a festa no Plano Piloto, especialmente a segunda apresentação da noite. “É uma banda com uma linguagem que a gente curte. Espero que o show seja bom.”

O grupo voltou a tocar na capital um mês depois de gravar o primeiro DVD da carreira, em 19 de março. “Tem uma galera em Brasília que nos acompanha desde 2010 e conhece as nossas letras. Então, tocar aqui é especial por estar com pessoas que sempre apoiaram a gente. Além disso, poder comemorar o aniversário da cidade é muito gratificante”, afirmou o vocalista Gustavo Bertoni.

Mais rock
Às 21h20, o rock continuou com a também brasiliense Plebe Rude, que lançou mão da ironia ao subir no palco. “Pela minha família, eu voto na Plebe”, disse o vocalista Phillipe Seabra, em referência a discursos dos deputados federais durante a votação que, no domingo (17), resultou no prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Durante o show do grupo formado nos anos 1980, houve problemas com a luz no palco, solucionados rapidamente.

Horas antes de ouvir os roqueiros, a estudante de biologia Milena Monteiro, de 18 anos, estava em um evento no Parque da Cidade com os amigos Gabriel Rodrigues, de 15 anos, e Ariel Maria de Oliveira, também de 18 anos. O trio foi para a Torre de TV de carona com os pais de Milena. “Meus pais querem ver a Plebe. A gente achou a ideia legal e veio.”

Encerraram a festa os pernambucanos do Nação Zumbi, que começaram a tocar perto das 23 horas e finalizaram depois da meia-noite.

Estrutura e segurança
O local contou com barracas de cachorro-quente, tapioca, hambúrgueres, acarajé, cocada, entre outras opções. Também havia bancas de artesanato.

Para garantir a segurança do público, o efetivo foi de 160 profissionais, entre policiais militares, agentes do Corpo de Bombeiros e servidores do Departamento de Trânsito (Detran). Não foram registradas ocorrências graves, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

O governador Rodrigo Rollemberg esteve na Torre de TV durante as apresentações musicais. “Brasília é de todas as gerações, de crianças a idosos. Todos vieram celebrar o aniversário. Apostamos em uma programação variada, que atinge diversos públicos, mas que tem a identidade da cidade”, afirmou o chefe do Executivo, acompanhado da esposa, Márcia. Também estavam no evento o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o secretário-adjunto do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Thiago Jarjour, e o administrador regional do Plano Piloto, Marcos Pacco.

Acesse a programação completa do aniversário de Brasília.

Leia também:

Programação desta sexta (22) do aniversário de Brasília é dedicada a artista locais

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665109262794″ title=”Brasília é celebrada com música na Torre de TV”>https://farm2.staticflickr.com/1693/26473369362_e3e83ac8d0_c.jpg”width=”800″ height=”532″ alt=”Brasília é celebrada com música na Torre de TV”>