27/04/2016 às 15:34, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Comando Militar do Planalto completa 56 anos

Governador Rodrigo Rollemberg esteve em evento comemorativo do Exército Brasileiro na manhã desta quarta-feira (27)

Por Gabriela Moll, da Agência Brasilia


Tropas desfilaram durante a solenidade para celebrar o aniversário do comando
Tropas desfilaram durante a solenidade para celebrar o aniversário do comando. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Autoridades do Exército Brasileiro, ex-combatentes e familiares reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (27), para homenagear o Comando Militar do Planalto (CMP) e a 11ª Região Militar, criados há 56 anos, em 25 de abril de 1960, com a transferência da capital do País. O evento ocorreu no Quartel-General do comando, no Setor Militar Urbano, e contou com apresentações dos pelotões que integram a organização.

O comandante Militar do Planalto, general-de-divisão César Leme Justo, agradeceu aos presentes. “Obrigado a todos aqueles que fazem com que o trabalho do comando seja tranquilo e de acordo com nosso lema: profissionalismo, entusiasmo e eficiência.” Justo explicou que a criação ocorreu devido a uma demanda de segurança presidencial na época da mudança da capital federal. “Nossa função é apoiar o Exército Brasileiro na proteção da República, garantir a soberania nacional”, sintetizou.

Jogos do Rio
O general-de-divisão destacou que, em 2016, o Exército está pronto para atuar na segurança durante os Jogos Olímpicos, em agosto. Presente à solenidade, Rodrigo Rollemberg disse ter a garantia de que o comando será fundamental para proteger a cidade durante a competição internacional e, em 3 de maio, no revezamento da tocha olímpica. “É um momento de muito simbolismo e em que a lei e a ordem certamente serão preservadas”, declarou o governador.

Na Olimpíada e na Paraolimpíada (em setembro), o Comando Militar do Planalto — formado por 15 mil militares — atuará na defesa de área em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Se houver necessidade, a equipe se deslocará para o Rio de Janeiro.

Desfile
Durante a solenidade para celebrar o aniversário do Comando Militar do Planalto, as tropas desfilaram em respeito ao comandante do Exército, general-de-exército Eduardo Dias da Costa Villas Boas, e cantaram a Canção do CMP. Depois, as autoridades assistiram a uma demonstração de força-tarefa de operações especiais contra terrorismo e a exposições de materiais de uso em ação, como armas e equipamentos de proteção.

Também estavam presentes o secretário-geral do Ministério da Defesa, general-de-exército Joaquim Silva e Luna, o comandante de Operações Terrestres do Exército, general-de-exército Araken de Albuquerque, o chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior, general-de-exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, o comandante da 11ª Região Militar, general-de-brigada Riyuso Ikeda, a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, e o deputado federal Luiz Gonzaga Patriota (PSB-PE).

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157665326798373″ title=”Comando Militar do Planalto completa 56 anos”>https://farm2.staticflickr.com/1454/26678281175_63a7cc8909_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Comando Militar do Planalto completa 56 anos”>