03/05/2016 às 18:19, atualizado em 25/05/2016 às 12:58

Ação na Candangolândia levanta dados sobre a população animal

A pesquisa identificará a quantidade de bichos de estimação na região administrativa

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Animais domésticos da Candangolândia serão contados oficialmente. O cadastramento inédito no Distrito Federal começou a ser feito em 18 de abril, em parceria entre a administração regional, a Diretoria de Vigilância Ambiental, da Subsecretaria de Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria de Saúde, e o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

O mapeamento servirá de base para a elaboração de políticas públicas de prevenção e de controle de zoonoses na região. As famílias com bichos de estimação serão orientadas sobre guarda responsável e bem-estar dos animais.

Criadora há 16 anos, dona de 18 cachorros e funcionária de um pet shop, Kátia Maria de Souza, de 53 anos, ressalta a importância do censo contra os maus-tratos aos animais. “Acho a medida importante por conta das maldades praticadas. Tem muita gente que tem animal e o deixa preso o dia todo em uma corrente; o levantamento vai ajudar a identificar essas situações.”

Para o administrador regional da Candangolândia, Cleudimar Sardinha, o censo terá impacto na saúde pública. “É uma ótima oportunidade para sabermos as condições desses animais, além de ser de grande importância para a comunidade”, afirma.

Visitas
A expectativa é visitar as mais de 5 mil casas da região em 60 dias e, ao fim da pesquisa, saber quantos animais há em cada residência, se as condições de saúde são boas e se eles estão castrados. As visitas ocorrem das 9 às 16 horas, e os 32 pesquisadores são identificados com crachás — 20 são agentes da Secretaria de Saúde.

Veja a galeria de fotos:

Ação na Candangolândia levanta dados sobre a população animal