03/05/2016 às 22:45

Setor Comercial Sul recebe novas edições do Quartas Musicais e do Quinta Cultural

Músicos apresentam-se amanhã (4), na Praça Central, das 12 às 14 horas, e na quinta (5), em frente ao Museu dos Correios, a partir das 17 horas

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Forró e samba animarão o horário de almoço, no Setor Comercial Sul, nesta quarta-feira (4), em mais um Quartas Musicais. Promovido pela Administração Regional do Plano Piloto, o evento é parte do programa Arte na Capital, para levar música e cultura à região.

A dupla convidada desta semana será Sax e Acordeão, dos artistas Moisés do Nascimento e Demerval Pádua. Ambos moram em Brasília, mas têm raízes no Nordeste e absorveram as tradições natais. A proposta da dupla é pôr o público para dançar, das 12 às 14 horas.

O recifense Moisés Alfredo do Nascimento, de 71 anos, já dedilhava acordeão aos 13, instrumento que aprendeu a tocar com o pai sanfoneiro. Demerval Pádua, de 61 anos, natural de Loreto (MA), encantou-se pelo saxofone quando fez o curso de aperfeiçoamento como sargento músico da Banda dos Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro.

Artistas interessados em participar das próximas edições do Quartas Musicais podem se inscrever pelo site da Administração Regional do Plano Piloto. Mais informações pelo telefone (61) 3329-0407.

MPB e bossa nova
Na quinta-feira (5), a partir das 17 horas, a Quadra 4 do Setor Comercial Sul recebe o Quinta Cultural, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Nesta quarta edição apresentam-se os músicos Yuri Mello e Alexandre Moreno, com repertório de MPB e bossa nova.

A programação inclui ainda food trucks e food bikes, com opções gastronômicas variadas. A equipe da revista Traços, publicação criada para reinserir na sociedade pessoas que vivem nas ruas, também estará presente. A entrada é gratuita.

Centro Legal
Ambos os eventos integram o Centro Legal, ação promovida pelo governo de Brasília para revitalizar o centro do Plano Piloto com atividades conjuntas e permanentes. Os trabalhos começaram em dezembro de 2015, na Rodoviária do Plano Piloto, com medidas para coibir o transporte irregular de passageiros e o comércio informal nas redondezas do terminal.

A partir de janeiro, as melhorias continuaram pelo Setor Comercial Sul, com pintura de meios-fios, podas de árvores e limpeza de bocas de lobo, entre outras. Além disso, a Companhia Energética de Brasília (CEB) fez a troca da iluminação pública das Quadras 2 a 6 para reforçar a segurança.

Quartas Musicais
Em 4 de maio (quarta-feira)
Das 12 às 14 horas
Na Praça Central (Quadra 5)

Quinta Cultural
Em 5 de maio (quinta-feira)
Das 17 às 23 horas
Em frente ao Museu dos Correios (Quadra 4)

Leia também:

Ações culturais agitam o Setor Comercial Sul

Arte na Capital leva música ao Setor Comercial Sul