06/05/2016 às 22:28

Termina ação de retirada de edificações irregulares em Planaltina

Governo cumpriu determinação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Foram removidas 150 construções

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Ao remover as últimas cinco edificações, o governo de Brasília encerrou nesta sexta-feira (6) processo de reintegração de posse em Planaltina. A ação de hoje ocorreu das 8 às 18 horas e cumpre mandado expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O terreno particular está entre os quilômetros 18 e 19 da BR-020 e teve 17 mil metros quadrados de área ocupados irregularmente.

A operação começou na quarta-feira (4), com a remoção de 50 construções. Na quinta-feira (5), foram retirados 95 barracos, o que totaliza 150 edificações, contando com a ação de hoje. O número é menor do que o previsto pela Subchefia de Ordem Pública e Social, da Casa Militar, que tinha a expectativa de retirar 167 construções. O trabalho de hoje também incluiu o recolhimento dos entulhos dos três dias de operação.

Por ser área particular, as despesas com a remoção são custeadas pelo dono do terreno. Participaram da ação a Casa Militar, a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Corpo de Bombeiros, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e a Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento Social, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Além disso, o dono do terreno contratou 60 seguranças particulares para ajudar na operação.

Leia também:

95 edificações irregulares são removidas de Planaltina nesta quinta-feira

Reintegração de posse em Planaltina resulta na retirada de 50 barracos