08/05/2016 às 03:58, atualizado em 25/05/2016 às 12:07

Embaixada da Áustria abre as portas em prol do combate ao câncer infantojuvenil

Renda de convites de baile nesse sábado (7) será destinada à Abrace, que construiu o Hospital da Criança, referência em tratamento da doença

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, prestigiou na noite desse sábado (7) o Baile da Ópera de Viena, com a apresentação do Original Wiener Strauss Capelle, conjunto sinfônico fundado há quase 200 anos na Áustria. O evento foi no Setor de Embaixadas Sul (Quadra 811), na sede da representação diplomática daquele país, com a participação de cerca de 400 pessoas.

Além da capital federal, quatro cidades brasileiras já receberam o grupo austríaco, que se apresenta pelo projeto Sinfonia Solidária, aprovado pela Lei Federal nº 8.313, de 1991, de incentivo à cultura (conhecida como Lei Rouanet). A turnê esteve em Goiânia (GO), Belém (PA), Manaus (AM) e segue para Curitiba (PR) neste domingo (8).

O objetivo da proposta é apoiar a causa do combate ao câncer infantojuvenil. Em Brasília, a instituição beneficiada com a renda integral obtida com os convites é a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Apesar de não fazer parte do circuito, o baile, promovido pela entidade e pela Embaixada da Áustria, com o apoio da prefeitura vienense, tem o mesmo objetivo. Toda a arrecadação com os ingressos também vai para a associação.

Acompanhado da esposa, Márcia, Rollemberg agradeceu à embaixadora, Marianne Feldmann, por ter aberto as portas para sediar o evento. “É uma demonstração de generosidade, que alia a cultura vienense, de grande qualidade, a um gesto extremo de solidariedade, unindo os povos brasileiro e austríaco.”

Também grata à receptividade da embaixada, a presidente da Abrace, Ilda Peliz, disse que foram ocasiões festivas como a dessa noite que angariaram recursos para erguer o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, construído com doações da associação. O governador destacou a qualidade do estabelecimento de saúde especializado, que atende crianças e adolescentes com câncer e hemopatias: “É uma referência para todo o Brasil de tratamento humanitário, de dignidade, de atenção, que nos tem inspirado para melhorar a saúde no Distrito Federal”.

A embaixadora Marianne reconheceu o apoio dos parceiros que viabilizaram a festa e falou sobre a importância da tradição. “Ela nos remonta ao passado, aos bailes do Congresso de Viena, e hoje, ao ocorrer no exterior, é uma diplomacia cultural da prefeitura de Viena que se une à Abrace, uma organização muito profissional, que dá de volta às crianças a alegria de viver depois de uma doença tão terrível.” O representante do prefeito vienense, Ernst Woller, também participou do evento.

Leia também:

Homenagem e música para celebrar os quatro anos do Hospital da Criança

Veja a galeria de fotos:

Embaixada da Áustria abre as portas em prol do combate ao câncer infantojuvenil