08/05/2016 às 13:26

Sinfônica do Teatro Nacional faz concerto europeu

Musicistas do continente serão homenageados na terça-feira (10), na primeira de quatro apresentações gratuitas em maio

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Edição de arte/Agência Brasília

Na terça-feira (10), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro abre a programação de maio com o Concerto Europeu 2016. De acordo com o regente titular, Claudio Cohen, a apresentação será uma homenagem ao continente no qual nasceram clássicos da música erudita. “O programa é baseado em obras europeias, e teremos musicistas da França (o violoncelista Romain Garioud), da Romênia (o violinista Horia Vacarescu) e de Portugal (o regente Cesário Costa)”, afirma o maestro.

Os instrumentistas sobem ao palco do Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano, às 20 horas. A apresentação é gratuita, e o espaço tem capacidade para 1,1 mil pessoas. No repertório, estão As Vespas, do britânico Vaughan Willians; Concerto para Violoncelo e Orquestra, do alemão Robert Schumann; Concerto para Violino e Orquestra nº 1 em Ré Maior, do italiano Niccolò Paganini; e a obra Danças de Galanta, assinada pelo húngaro Zoltan Kodaly.

Os ingressos gratuitos para esse concerto devem ser retirados na Aliança Francesa (Setor de Edifícios Públicos Sul, 708/907, Lote A); no Camões — Instituto da Cooperação e da Língua (Embaixada de Portugal, Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 2); na Cultura Inglesa (Setor de Edifícios Públicos Sul, 709/909, Conjunto B); no Goethe-Zentrum Brasília (EQS, 707/907, Conjunto F, Asa Sul); ou no Instituto Cervantes (EQS, 707/907, Lote D, Asa Sul). Para as demais apresentações, o acesso é livre.

programacao orquestra sinfonica maio AgenciaBrasilia

Outros concertos
Dando sequência à programação do mês, em 17 de maio, a sinfônica apresenta Petite Symphonie, de Charles Gounod; Fantasia sobre um Tema de Thomas Tallis, de Vaughan Williams; e a Sinfonia 87, de Joseph Haydn; todas sob regência do maestro titular.

Novamente sob o comando de Claudio Cohen, em 24 de maio, a orquestra apresenta Bachianas Brasileiras nº 1, de Heitor Villa-Lobos, Concerto de Brandemburgo nº 1, de Johan Sebastian Bach, e Sinfonia nº 1, de Carl Nielsen. Os dois eventos serão no Teatro dos Bancários (314/315 Sul), às 20 horas.

Em 31 de maio, às 20 horas, os músicos executam o último programa do mês, no Santuário Dom Bosco (702 Sul). Para começar, a orquestra apresenta a abertura de Leonora III, de Beethoven. Em seguida, o solista Marcos Cohen toca clarinete na obra Buarqueanas para Clarinete e Orquestra, do brasileiro Fernando Morais, e fecha com a Sinfonia nº 4, de Franz Schubert.