09/05/2016 às 21:47

Corpo de Francisco Ozanan é velado em Brasília

O engenheiro agrônomo trouxe o ipê para Brasília e chefiou por 30 anos departamento de parques e jardins da Novacap

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília


Governador Rodrigo Rollemberg cumprimenta Maria do Socorro, viúva de Francisco Ozanan
Governador Rodrigo Rollemberg cumprimenta Maria do Socorro, viúva de Francisco Ozanan. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Foi velado nesta segunda-feira (9) o engenheiro agrônomo Francisco Ozanan Coelho Correia de Alencar. O velório ocorreu na tarde de hoje no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O corpo será encaminhado ao Jardim Metropolitano, em Valparaíso (GO), para ser cremado amanhã (10).

O governador Rodrigo Rollemberg esteve na cerimônia de despedida do amigo e cumprimentou Maria do Socorro, viúva de Francisco Ozanan. “Ele foi um dos personagens mais importantes da história de Brasília, e vamos sempre nos lembrar dele com muita gratidão e alegria. Ozanan é o responsável pelas cores da cidade”, ressaltou. O chefe do Executivo local decretou ontem luto oficial de três dias pela morte do engenheiro agrônomo.

Jardineiro do DF
Francisco Ozanan nasceu no Ceará e veio para Brasília em 1969. Era funcionário aposentado da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), onde chefiou por 30 anos o Departamento de Parques e Jardins. Ozanan foi quem trouxe o ipê para a capital e era conhecido como o jardineiro do DF. Ele tinha 72 anos e morreu de infarto, no domingo (8).