09/05/2016 às 15:23, atualizado em 08/06/2017 às 14:56

Site Brasília em Números é lançado nesta segunda-feira (9)

Novo portal da Codeplan reúne informações sobre demografia, economia, educação e trabalho no DF

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Desde esta segunda-feira (9), a população tem acesso a diversos dados que mapeiam a demografia, a economia, a educação e o trabalho no Distrito Federal. Lançado nesta manhã durante cerimônia no Centro de Ensino Médio Setor Leste, na Asa Sul, o portal Brasília em Números reúne estudos, com várias séries históricas, feitos pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O site visa ampliar o acesso dos dados por gestores públicos, acadêmicos e população em geral.

Os levantamentos, antes apresentados apenas por meio de relatórios, ganham recursos visuais com gráficos e mapas. A interface, lançada durante as atividades da Semana da Educação para a Vida, compila as pesquisas distritais por amostra de domicílio (PDADs), a série histórica de salários no Distrito Federal, os dados de emprego e desemprego e os levantamentos temáticos.

O site é dividido em seis abas: Demografia, Economia, Regiões administrativas, Social, Links externos e Tutorial. Em caso de dúvidas em relação à navegação na página, o tutorial dá os caminhos de acesso em arquivo PDF e por meio de um vídeo.

Brasília em Números tem navegação fácil

A ferramenta foi desenvolvida durante seis meses pelo Núcleo de Geoinformação, da Diretoria de Estudos Econômicos da Codeplan. Além dos dados da autarquia, o site conta com informações do Distrito Federal produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “O objetivo é reunir tudo e colocar da forma mais simples possível”, ressalta a gerente da área, Cristina Rossetto.

Ao tornar a apresentação das pesquisas atraente, a expectativa do órgão é que elas abasteçam de forma mais completa os formuladores de políticas públicas. “O site pode auxiliar os gestores, que, muitas vezes, não têm tempo de ler o relatório inteiro, a conhecer os dados de forma rápida e objetiva”, destaca Cristina. Em uma segunda etapa, a página apresentará estudos sobre meio ambiente, mobilidade e habitação.

Como parte do compromisso com a transparência na gestão pública, os boletins com a análise dos resultados do governo devem ganhar uma aba específica na página virtual. Além do acesso direto por meio do endereço eletrônico, os sites das secretarias de estado terão um link que redirecionará para o Brasília em Números.

Estiveram presentes no evento o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, a secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, e o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Bruno Cruz.