10/05/2016 às 15:32, atualizado em 05/02/2018 às 11:26

Centro de terapias alternativas de Planaltina é revitalizado

Governador esteve no local nesta terça (10), quando foi entregue a Praça da Saúde. Depois, reinaugurou a base do Samu na região e visitou obras de asfaltamento na área rural

Por Mariana Damaceno e Samira Pádua, da Agência Brasília

Praça da Saúde receberá posteriormente plantio de árvores
Praça da Saúde receberá posteriormente plantio de árvores. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O trabalho começou com um canteiro de plantas medicinais em 1983. Desde então, tem a participação ativa dos moradores de Planaltina. O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde, que prestou 23,8 mil atendimentos em 2015, passou por uma série de melhorias, entregues oficialmente nesta terça-feira (10), com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.

As atividades não chegaram a ser interrompidas durante as obras, que envolveram mudança estrutural na sala onde funciona o ambulatório; construção de uma pista de caminhada com 700 metros; reforma no calçamento do espaço destinado a práticas corporais; colocação de piso na tenda onde são feitos cursos e oficinas; e instalação de um ponto de encontro comunitário. As benfeitorias fazem parte agora da Praça da Saúde — o local inaugurado hoje receberá posteriormente plantio de árvores, de acordo com o diretor-presidente interino da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto.

No ambulatório, os pilares, que antes eram de madeira, agora são de concreto. Foram reconstruídas as bases de sustentação, e houve troca de janelas, pintura de paredes, recuperação de telhados e reforma de banheiros.

A execução de todos os serviços, a cargo da Novacap, custou R$ 60 mil. A equipe de manutenção da Secretaria de Saúde foi responsável pela troca da rede elétrica do lugar. “São medidas simples, mas que vão contribuir para a melhora da qualidade de vida da população de Planaltina”, afirmou Rollemberg.

Pioneirismo

Único no DF, o centro de referência oferece gratuitamente acupuntura, homeopatia, psicologia, programa de fitoterapia e plantas medicinais, antroposofia (prática de medicina alternativa), automassagem, tai chi chuan e lian gong (práticas corporais da medicina tradicional chinesa) e shantala (massagem em bebês). “É pioneiro no Brasil e se tornou referência no País”, afirma Marcos Freire, diretor do local por onde passam diariamente cerca de 80 pessoas.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 13 às 18 horas. São feitos atendimentos por demanda espontânea (em que a pessoa procura o local) e por encaminhamento médico. Para saber mais, o cidadão deve comparecer no centro ou ligar nos números 3388-9673 e 3388-9760.

As estruturas ocupam cerca de 10 mil metros quadrados de uma área ao lado do Centro de Ensino nº 1 de Planaltina e da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Setor Tradicional Hospitalar, onde também está o hospital regional.

O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde também tem uma farmácia viva (com plantas medicinais), uma horta e uma estufa. As reformas entregues hoje começaram em fevereiro e contaram com o apoio de detentos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso, de servidores do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e de voluntários e de pacientes da Clínica de Reabilitação para Dependentes Químicos Caverna de Azulão.

Também participaram da visita o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, o diretor do Hospital Regional de Planaltina, Valter José Coser, a superintendente da Região Norte de saúde, Andréia Cavamoto, o administrador regional de Planaltina, Vicente Salgueiro Salgado, e o presidente da Caverna do Azulão, Lúcio Mendonça.

Samu

Depois do centro de referência, o governador de Brasília reinaugurou oficialmente a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ampliada para atender a especificações do Ministério da Saúde.

O local tinha 70 metros quadrados de área útil e ganhou mais 146 metros quadrados, com garagem e quatro salas — de lavagem, de expediente, de depósito e de descarte. Ainda teve pintura e instalação de ar-condicionado.

As obras começaram em 21 de dezembro de 2015 e terminaram em 19 de março. A exemplo do centro de terapias alternativas, não foram interrompidas as atividades da base do Samu em Planaltina durante as intervenções, que tiveram investimento de R$ 141.642,15, destinados por emenda parlamentar do deputado distrital Agaciel Maia (PR). Além do parlamentar, estavam no evento de reinauguração o administrador regional e o diretor-presidente interino da Novacap.

Zona rural

Rodrigo Rollemberg ainda visitou as obras de asfalto no núcleo rural de Planaltina. A intervenção, que ligará o Quintas do Amanhecer e o Morada Nobre à Escola Classe Aprodarmas, faz parte do programa Caminhos da Escola, que identifica e asfalta estradas que dão acessos a escolas públicas do DF.

A obra é de execução direta da Novacap, e a unidade de ensino beneficiada tem cerca de 170 alunos do primeiro período da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Serão 2,1 quilômetros de asfalto, que serão entregues em até 60 dias.

Acesse mais informações sobre as práticas integrativas oferecidas em toda a rede.