Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/05/2016 às 18:45, atualizado em 25/05/2016 às 11:37
Voluntários preparam e servem gratuitamente a refeição para os participantes da celebração religiosa
A população de Planaltina está reunida desde sexta-feira (6) em um dos mais tradicionais eventos religiosos da região: a Festa do Divino Espírito Santo. Na manhã desta terça-feira (10), o governador Rodrigo Rollemberg visitou o espaço próximo à Paróquia São Sebatião, onde será servido até quinta-feira (12) o almoço para os moradores que participam da celebração. A expectativa é que diariamente passem pelo local pelo menos 250 pessoas.
São cerca de cem voluntários unidos na organização, que também envolve o almoço no sábado (14), véspera de Pentecostes — celebração pela descida do Espírito Santo sobre os apóstolos 50 dias depois da Páscoa. Para a data, serão preparados 220 quilos de arroz, 180 quilos de feijão tropeiro, além de salada, farofa e carne de porco. Os produtos são fruto de doações.
Rollemberg ressaltou a força do voluntariado para a festa religiosa, a segunda maior de Brasília, depois da Via-Sacra do Morro da Capelinha, também em Planaltina. “É um prazer enorme fazer parte deste momento. Sou devoto do Espírito Santo e vim também para receber a benção.”
Além do almoço, parte da equipe é responsável pela Cozinha do Biscoito, que há três anos integra o festejo com quase dez tipos diferentes de biscoitos e de bolos servidos gratuitamente aos moradores. Comandado pelo casal morador da região Maria José de Matos, de 60 anos, e Valmir Camorda, de 65 anos, o espaço é aberto diariamente das 6 às 18 horas e funciona na área onde é servido o almoço.
A celebração
A Festa do Divino ocorre há 156 anos no local e no ano passado recebeu 12 mil fiéis. Participam sete paróquias (Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, São Sebastião e São Vicente de Paula) e cinco capelas de Planaltina (Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Santa Teresinha, Santo Agostinho e São Leonardo Murialdo).
Acompanharam o governador no almoço o diretor-presidente interino da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, Júlio Menegotto, o deputado distrital Agaciel Maia (PR) e o administrador de Planaltina, Vicente Salgueiro Salgado.
Leia também:
Representantes da Festa do Divino pedem apoio ao governador
Veja a galeria de fotos: