13/05/2016 às 20:46, atualizado em 15/05/2016 às 10:49

Nove CILs recebem livros em espanhol da Embaixada do México

Foram doadas às unidades 134 obras. Secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, e colaboradora do governo Márcia Rollemberg participaram da entrega

Por Da Agência Brasília

O adido cultural da embaixada mexicana, Guillermo Palácios, assina o termo de doação. Ao fundo, o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, e a colaboradora do governo Márcia Rollemberg.

O adido cultural da embaixada mexicana, Guillermo Palácios, assina o termo de doação. Ao fundo, o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, e a colaboradora do governo Márcia Rollemberg. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Nove centros interescolares de línguas (CILs) de Brasília receberam obras literárias infantojuvenis em espanhol para auxiliar o aprendizado dos alunos. A doação de 134 livros foi entregue por representantes da Embaixada do México, nesta sexta-feira (13), no CIL 1 do Plano Piloto. O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, e a colaboradora do governo Márcia Rollemberg participaram do evento.

Além dos CILs 1 e 2, no Plano Piloto, receberam os livros as unidades de Brazlândia, de Ceilândia, do Gama, do Guará, do Recanto das Emas, de Sobradinho e de Taguatinga. Após a assinatura do termo de doação — firmada pelo secretário, por Márcia Rollemberg e pelo adido cultural da embaixada mexicana, Guillermo Palácios —, foi feita a entrega do material a representantes dos centros interescolares de línguas.

As obras literárias vão compor o Cajón de Sastre Literario (espécie de caixa ou baú com objetos diversos, em tradução livre). A ideia é que os professores façam atividades de extensão com o material, para aprimorar o idioma e formar leitores.

Intercâmbio cultural
“A melhor maneira de partilhar uma cultura é pelo aprendizado da língua falada. Essas obras também serão importantes para ir além dos livros didáticos em sala de aula”, afirmou Júlio Gregório Filho. O secretário de Educação destacou ainda a iniciativa Embaixada de Portas Abertas, idealizada por Márcia Rollemberg, que promove o intercâmbio cultural em visitas dos alunos a missões representativas.

A iniciativa da embaixada mexicana é realizada na América Latina. Para o Brasil, onde se fala português, a proposta se adapta e visa apoiar os alunos na proficiência da língua espanhola. “Acredito que levar livros da biblioteca do mundo para estudantes de diferentes cidades fortalece o intercâmbio de informações e reforça a importância de conhecer outras línguas”, avaliou Márcia.