14/05/2016 às 14:13, atualizado em 14/05/2016 às 17:45

Celebração religiosa movimenta Planaltina neste sábado (14)

Fiéis fazem procissão para a Festa do Divino Espírito Santo desde 6 de maio. Na área rural, os religiosos seguiram a cavalo para o centro da região administrativa

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do lanche das frutas em Planaltina no fim da manhã deste sábado (14), segundo a Polícia Militar do DF. A celebração faz parte da tradicional festa religiosa do Divino Espírito Santo, que ocorre sete semanas após o feriado de Páscoa. Organizador deste ano, o funcionário público Jalles Guimarães, de 49 anos, levou a bandeira do Divino Espírito Santo para a confraternização.

Foliões prepararam a mesa com abacaxi, tangerina e melancia logo pela manhã, às 9 horas, na DF-128, próximo ao quilômetro 9. De acordo com a tradição, no entanto, as frutas só puderam ser tocadas após a chegada dos cavaleiros em procissão desde 6 de maio — a cavalgada começou em Alvorada (GO), cerca de 120 quilômetros de Planaltina e os participantes são recebidos em fazendas pelo caminho.

Fiéis se alimentam durante procissão antes de chegarem a área urbana de Planaltina, na manhã deste sábado (14). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, juntou-se à procissão na área rural de Planaltina ontem, dormiu com a tropa na Fazenda São José e seguiu em procissão montada na manhã de hoje. O grupo de 300 pessoas iniciou a cavalgada às 10 horas e chegou ao lanche ao meio-dia. “É uma festa muito tradicional na região e ninguém consegue fazer a celebração sozinho, mesmo a pessoa mais rica. A participação popular é essencial neste momento”, disse o chefe do Executivo durante o lanche das frutas.

Após a parada na DF-128 para confraternizar e fazer orações e pedidos ao Espírito Santo, o grupo segue para a área urbana de Planaltina, em frente à Igreja Matriz São Sebastião, quando encontrará os integrantes de outros 13 grupos de foliões e participará do almoço de celebração da festa. A expectativa é reunir cerca de 15 mil pessoas.

Para a ocasião, cerca de cem voluntários prepararam a refeição gratuita dos fiéis. No cardápio, há arroz, feijão tropeiro, salada, farofa e carne de porco. Os produtos são fruto de doações.

Doze policiais militares em quatro viaturas fizeram a segurança na área rural em que passou a procissão do Divino Espírito Santo. Durante toda a semana e até amanhã, quando se encerra a celebração, foram destacados 300 policiais militares, que trabalham em turnos. Hoje, durante a movimentação na área urbana da região administrativa, 48 servidores farão a segurança dos foliões.

As principais vias de Planaltina estão fechadas para o tráfego de veículos desde as 8 horas deste sábado (14) em virtude da Festa do Divino Espírito Santo. Permanecerão fechadas durante todo o dia as avenidas Marechal Deodoro, Goiás, São Paulo, 13 de Maio, Benjamin Constant, Hugo Lobo e 15 de novembro. A previsão é que elas sejam reabertas às 2 horas de domingo (15).

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

História
Considerada patrimônio cultural imaterial do DF, pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino Espírito Santo é realizada há 156 anos. Ela recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa. Segundo a Administração Regional de Planaltina, é a segunda maior celebração local da Igreja Católica — atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha. Em 2015, recebeu 12 mil fiéis.

Participam sete paróquias (Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, São Sebastião e São Vicente de Paula) e cinco capelas de Planaltina (Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Santa Teresinha, Santo Agostinho e São Leonardo Murialdo).

Edição: Paula Oliveira