14/05/2016 às 01:13, atualizado em 14/05/2016 às 10:38

Festa do Divino Espírito Santo em Planaltina segue até domingo (15)

Na noite dessa sexta (13), evento contou com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e a esposa, Márcia

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

O governador Rollemberg e a esposa, Márcia Rollemberg, na Folia da Roça, em Planaltina

O governador Rodrigo Rollemberg e a esposa, Márcia, na Folia da Roça, em Planaltina. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou nessa sexta-feira (13) à noite da Folia da Roça, na Fazenda São Jorge, em Planaltina, acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg. “É uma festa da solidariedade, da fraternidade, da fartura, que une a comunidade de Planaltina em torno de uma causa, a fé”, resumiu o chefe do Executivo, referindo-se à Festa do Divino Espírito Santo — da qual a folia faz parte —, que começou em 6 de maio e termina no domingo (15).

Seguindo a tradição, depois de rodarem por outras propriedades da região, cerca de 40 cavaleiros chegaram ao último destino do dia, por volta das 18h30. O grupo parou em frente à casa do dono da fazenda para pedir pouso. Ao som de muita viola, entregaram a ele a bandeira do Espírito Santo e todos fizeram a saudação do altar e o batismo de uma cruz — a chamada saudação do Cruzeiro.

Guia da cavalaria há 25 anos, o professor de português Joaquim de Souza, de 56 anos, herdou da família a tradição de acompanhar a Festa do Divino. “Venho à folia há uns 30 anos. Meu pai também era guia. Tudo que aprendi foi com ele.”

A fé que move os fiéis não tem idade mínima para começar. O estudante do Centro Olímpico de Planaltina Gabriel Jacó, de 12 anos, também herdou o costume dos pais e se prepara para o evento com antecedência. “Espero dar sequência a essa tradição da minha família. É a festa de que eu mais gosto”, afirmou.

Fartura
A noite de festa também teve um jantar especial. A comida começou a ser preparada quatro dias antes. No cardápio, arroz, feijão, farofa, salada, almôndega, costela de gado e a tradicional gueroba (prato típico mineiro). De sobremesa, doce de leite. Responsável pela cozinha, o militar reformado da Polícia Militar Manoel Paiva Moreira disse que tudo começou a ser planejado há quatro meses. “Foram muitos voluntários envolvidos na preparação”, destacou.

História
Considerada patrimônio cultural imaterial do DF, pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino Espírito Santo é realizada há 156 anos. Ela recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa. Segundo a Administração Regional de Planaltina, é a segunda maior celebração local da Igreja Católica — atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha. Em 2015, recebeu 12 mil fiéis.

Edição: Raquel Flores

[Relacionadas]