16/05/2016 às 11:33, atualizado em 16/05/2016 às 14:56

Publicado edital para seleção de professores no Pronatec

Interessados nas vagas poderão se inscrever de 16 a 20 de maio. Uma vez selecionados, os professores darão 28 cursos divididos em 4,6 mil vagas destinadas ao Pronatec no DF

Por Thiago Marcolini

Em parceria com a Secretaria de Educação, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecerá, a partir de junho, 4,6 mil vagas em 29 cursos de diversas áreas no Distrito Federal. A formação técnica será aberta a população, menores em sistema socioeducativo, estudantes da rede pública e alunos da educação de jovens e adultos (EJA). O número de vagas supera as que foram oferecidas ao DF em 2014 e 2015 (mil em cada ano).

Edital publicado

O edital para a contratação dos mais de 100 professores e instrutores que vão compor o quadro de docentes dos cursos foi publicado nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial do DF. As inscrições estarão abertas de 16 e 20 de maio. Para participar, o profissional deve preencher formulário disponível no site da secretaria e se inscrever pessoalmente na sede do órgão, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A ficha de inscrição deverá ser digitada e em duas vias – não serão aceitas fichas preenchidas à mão.

Áreas dos cursos

As inscrições deverão ser abertas no final de maio, assim que os professores forem contratados. Os cursos serão nas áreas de administração, saúde, recursos humanos, auxiliar de cozinha, hotelaria, línguas, informática, cabeleireiro, segurança do trabalho e eventos. Haverá aulas em Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas, Brazlândia, Estrutural, Santa Maria e Plano Piloto, com previsão de início das turmas na segunda quinzena de junho.

Neste ano, a Secretaria de Educação vai investir 3 milhões em cursos do Pronatec. A pasta ainda fará parceria com outros órgãos dos governos federal e distrital. O programa Esporte à Meia Noite, feito junto à Secretaria de Segurança Pública, oferece cursos de qualificação profissional e práticas esportivas. Além disso, haverá capacitação para a olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto, em ação conjunta com o Ministério do Turismo.

“Houve reestruturação do programa na Secretaria de Educação e este ano conseguimos expandir a oferta de vagas”, afirma a coordenadora geral do Pronatec da Secretaria de Educação, Beatriz Antônio da Natividade.

Cursos oferecidos

– Agente comunitário de saúde
– Agente de alimentação escolar
– Artesão de pinturas e tecidos
– Assistente administrativo
– Assistente de recursos humanos
– Auxiliar de cozinha
– Balconista de farmácia
– Cabeleireiro
– Camareira em meios de hospedagem
– Copeiro
– Cuidador de idosos
– Cuidador infantil
– Espanhol básico
– Ilustrador
– Libras intermediário
– Línguas básico
– Massagista
– Manicure e pedicure
– Operador de computador
– Organizador de eventos
– Porteiro e vigia
– Produtor de plantas aromáticas e medicinais
– Programador de sistema
– Recepção de eventos
– Recepcionista
– Recepcionista em meio de hospedagem
– Recepcionista em serviços de saúde
– Técnico em segurança do trabalho

[Relacionadas]