18/05/2016 às 22:48, atualizado em 20/05/2016 às 12:36

Moradores de Taguatinga e de Ceilândia terão ajuda para captar sinal digital de TV

Acompanhados de engenheiros do Senai, 1.020 alunos de cursos técnicos percorrerão ruas das regiões administrativas no fim de semana

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

Mil e vinte alunos dos cursos técnicos de telecomunicações, de eletrotécnica, de redes de computadores, e de eletricista e instalador residencial, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vão percorrer ruas de Taguatinga e de Ceilândia durante o fim de semana para ajudar moradores a instalar o conversor para sinal digital de TV. Na aula inaugural, no Senai de Taguatinga, na noite desta quarta-feira (18), o governador Rodrigo Rollemberg destacou o desafio de Brasília ser a primeira capital a desligar o sinal analógico. “A mudança será significativa para todos nós. É o início de um novo tempo das telecomunicações.”

De quinta-feira (19) até domingo (22), os estudantes receberão treinamentos teórico e prático de engenheiros de uma empresa de comunicação e do Senai e serão acompanhados por eles nas visitas. Haverá aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Governador Rollemberg discursa em auditório para alunos do Senai

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Também participaram do evento o primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Elson Ribeiro; o presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slavieiro; o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Rodrigo Loureiro; e a administradora do Senai de Taguatinga, Janaína Braga.

Desligamento do analógico

O sinal analógico de TV será desligado em Brasília em 26 de outubro. No mesmo dia, algumas cidades do entorno do Distrito Federal (Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás) também passarão a contar com o digital. Em 1º de março, Rio Verde (GO) foi o primeiro município brasileiro a ter o sinal analógico desligado.

Em 4 de abril, o governador Rodrigo Rollemberg recebeu o então ministro das Comunicações, André Figueiredo, para tratar da mudança do sinal.

Conversores

Segundo o Ministério das Comunicações, a partir de 2 de junho, 370 mil conversores serão distribuídos gratuitamente a famílias de baixa renda do DF e das nove cidades do Entorno que terão acesso ao sinal digital. Os beneficiários podem marcar a instalação pelo telefone 147 ou pelo site sejadigital.com.br.