21/05/2016 às 13:25, atualizado em 23/05/2016 às 17:50

Comunidade ocupa a Quadra 501 do Sol Nascente para aproveitar o sábado (21)

Local, revitalizado há menos de um mês, recebeu atividades de lazer, esporte, saúde e cultura promovidas pelo governo para integrar os moradores

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Crianças, adultos e idosos reuniram-se na manhã deste sábado (21) na praça da Quadra 501 do Sol Nascente para participar de atividades sociais, culturais, esportivas e de lazer. A ação, para integrar a comunidade, foi promovida pela Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer em parceria com as pastas do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e de Cultura e com a Administração Regional de Ceilândia.

Crianças jogam capoeira em quadra do Sol Nascente

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A programação foi dividida em quatro áreas. Para praticar esportes e se divertir, o público contou com a primeira edição do Circuito do Lazer, que teve futebol, minivôlei, jogos de tabuleiro, pintura, desenhos, capoterapia (terapia alternativa com capoeira) e oficina de bola de gude — o governo de Brasília planeja levar o programa uma vez por mês às regiões administrativas do Distrito Federal. Na saúde, houve serviço de aferição de pressão e consultas médicas de clínica geral e oftalmologia. O trabalho social ficou por conta da Unidade Móvel de Acolhimento às Mulheres do Campo e do Cerrado, com atendimento psicológico e debate sobre violência doméstica. Da Secretaria de Cultura, estava disponível o projeto Mala do Livro, com exposição e doação de exemplares.

[Olho texto=”As melhorias na praça da 501 foram feitas em abril. O local, perto de um ponto de encontro comunitário, recebeu parquinho, lixeiras, bancos e canteiros” assinatura=””]

Em visita à praça, o governador Rodrigo Rollemberg ressaltou a integração da comunidade. “Há dois anos, esse local era um depósito de lixo. Agora serve para juntar a vizinhança para praticar esporte, ter lazer”, disse. Após deixar a praça, ele foi até o Espaço Cultural Filhos do Quilombo, na QNP 5, também em Ceilândia, e assistiu a uma roda de capoeira.

Também estavam presentes a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros; o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; o subsecretário de Gestão dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação, Isaias Aparecido da Silva; o diretor-presidente interino da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto; o administrador regional de Ceilândia, Vilson José de Oliveira; e a deputada distrital Luzia de Paula (PSB).

[Relacionadas]

Mutirão

As melhorias na Quadra 501 do Trecho 1 do Setor Habitacional Sol Nascente foram feitas em 30 de abril. A praça do local, perto de um ponto de encontro comunitário, recebeu parquinho, lixeiras, bancos e canteiros. Cerca de 150 pessoas, entre servidores públicos, moradores e integrantes de movimentos sociais, participaram do mutirão para revitalizar a área, organizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional DF (Codhab).

Andamento das obras

O conjunto de intervenções no Sol Nascente beneficia os cerca de 100 mil moradores do setor. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2015 pelo Trecho 1, que tem o andamento mais avançado. O investimento total será de R$ 187,6 milhões e está inserido no plano de obras que o Executivo local divulgou no segundo semestre do ano passado. Noventa e cinco por cento dos recursos são da Caixa Econômica Federal; e 5%, do governo de Brasília.

Edição: Marina Mercante