31/05/2016 às 16:39

Feira reúne produtores familiares no Centro de Convenções

Selecionados pela Emater-DF, 38 empreendedores locais e do Entorno oferecerão artigos agrícolas e artesanais. Evento faz parte de conferência nacional, que ocorre até sexta-feira (3)

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

A partir desta terça-feira (31), o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebe a Feira Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, evento que reúne venda de alimentos e artesanato oriundos de produtores locais. A iniciativa inédita é do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), que selecionou 38 empreendedores locais e do Entorno atendidos pelos seus programas.

O público poderá adquirir na feira hortaliças, além de diversos produtos orgânicos.

O público poderá adquirir na feira hortaliças, além de diversos produtos orgânicos. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Os pequenos comerciantes oferecerão ao público produtos orgânicos, naturais e processados, como biscoitos, carnes, derivados de leite, doces, farinhas, licores e hortaliças. Também haverá exposição e comércio de plantas ornamentais, aromáticas e medicinais e de artesanato.

Dezoito atrações rurais, escolhidas por meio de chamada pública, representarão a cultura regional brasileira com apresentações de carimbó, danças indígenas, forró e teatro. Os artistas convidados Chico César (PB), Dona Onete (PA) e Boi de Seu Teodoro (DF) integram a mostra cultural.

Conferência

As atividades da feira são parte da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, coordenada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. O encontro é um espaço de discussão sobre políticas públicas voltadas aos brasileiros que vivem e produzem na área rural. O tema deste ano é “Ater [assistência técnica e extensão rural], agroecologia e alimentos saudáveis”.

Antes do evento nacional, municípios e estados do Brasil promoveram conferências menores. Os debates pautam-se na política nacional de assistência técnica e extensão rural. A primeira edição ocorreu em abril de 2012, também no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Acesse a programação completa da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Feira Saberes e Sabores da Agricultura Familiar
Até 3 de junho
De hoje (31) a quinta-feira (2), das 12 às 20 horas
Na sexta-feira (3), das 10 às 15 horas
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental)
Entrada franca

Edição: Raquel Flores