02/06/2016 às 19:10, atualizado em 02/06/2016 às 19:19

Jardim Botânico ganhará trilha indígena krahô

Percurso de 1,4 quilômetro para valorizar a etnia será inaugurado no domingo (5), às 9 horas

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Quem for ao Jardim Botânico de Brasília a partir de domingo (5) poderá conhecer traços da cultura indígena krahô na trilha que será inaugurada às 9 horas. O evento começará com concentração na área da Educação Ambiental, seguida de caminhada. Nos primeiros 700 metros do percurso de 1,4 quilômetro, os visitantes encontrarão troncos pintados por artistas e por pessoas da comunidade que participaram de oficinas de grafismo típico da etnia em abril e maio.

A Trilha Indígena Krahô fica dentro da Trilha Ecológica, de 3,5 quilômetros. “Estamos trazendo para o Jardim Botânico também a nossa cultura indígena”, explica a artista plástica Janice Affonso, coordenadora das oficinas. Os workshops foram inspirados nos elementos ar, terra, fogo e água e nas dualidades encontradas na cultura da etnia, originária do Nordeste brasileiro e presente no norte do Tocantins.

Divulgação

Troncos com grafismos da etnia krahô estarão na primeira metade da trilha.

Troncos com grafismos da etnia krahô estarão na primeira metade da trilha. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Segundo o engenheiro agrônomo do Jardim Botânico Eduardo Henrique Freire, a novidade integra um projeto que visa valorizar a cultura dos índios do Cerrado e divulgá-las por meio de trilhas – a krahô é a primeira delas. “Eles [os índios] valorizam o bioma e com isso temos o Cerrado preservado”, destaca Freire, coordenador da proposta.

Resultado de parceria entre o Jardim Botânico, a Bancorbrás e a Fundação Pró-Natureza (Funatura), a nova atração teve consultoria de um representante da etnia krahô. Também faz parte do acordo o plantio de mudas de espécies do Cerrado. Até agora, já existem 2,1 mil, como pequi e buriti. Estão previstas mais 3 mil.

Depois do lançamento, a trilha ficará aberta à população. Visitas de grupos devem ser marcadas na Gerência de Educação Ambiental do Jardim Botânico, no (61) 3366-3831, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de terça a sexta-feira.

Inauguração da Trilha Indígena Krahô

Em 5 de junho (domingo)

Às 9 horas

No Jardim Botânico de Brasília — Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial (entrada pela subida da QI 23 do Lago Sul)
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, com ingresso a R$ 5 (crianças de até 12 anos incompletos, pessoas a partir de 60 anos e com deficiência não pagam)

Marcação de visitas de grupos pelo telefone (61) 3366-3831

Edição: Raquel Flores