02/06/2016 às 12:52, atualizado em 05/12/2016 às 16:31

Turismo abre edital para feira de artesanato em Olinda (PE)

Evento que reúne participantes de todo o Brasil e de outros países será de 7 a 17 de julho. Inscrição no processo seletivo vai até 10 de junho

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Artesãos de Brasília poderão se candidatar a uma vaga na 17ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que ocorrerá em Olinda (PE), de 7 a 17 de julho. O edital de chamamento público foi divulgado nessa quarta-feira (1º), no site da Secretaria-Adjunta de Turismo, da pasta do Esporte, Turismo e Lazer, e no Diário Oficial do Distrito Federal.

Serão dez selecionados entre os 9 mil trabalhadores do segmento cadastrados na secretaria. Segundo a pasta, a preferência é para aqueles que produzem artigos com referências ao Cerrado e a características do Distrito Federal. O espaço oferecido na feira pelo governo de Brasília tem 35 metros quadrados.

A inscrição no processo seletivo pode ser feita até as 17 horas de 10 de junho, de duas formas: presencialmente, na Unidade de Gestão do Artesanato (Centro de Convenções, Ala Sul), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas; e on-line, pelo site da secretaria. Na opção virtual, o formulário deverá ser preenchido e enviado para o e-mail artesanato@setur.df.gov.br. Não haverá auxílio para hospedagem nem transporte.

Documentação

Os candidatos devem apresentar cópia dos seguintes documentos:
– Identidade
– Cadastro de pessoas físicas (CPF)
– Carteira do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab)
– Nada-consta criminal (pode ser emitido no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios)
– Certidão de Regularidade em Contas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (disponível no site do tribunal)
– Comprovante recente de residência (dos últimos três meses)
– Fotos das peças artesanais em diferentes ângulos. Podem ser impressas, em CD ou DVD, ou em arquivo de imagem enviado por meio eletrônico. Caso o artesão trabalhe com mais de uma matéria-prima, deverá mandar uma foto por peça por tipo de matéria-prima.

O evento

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte integra o Programa do Artesanato de Pernambuco. Em 2015, atraiu público de mais de 330 mil pessoas, com mais de 800 espaços e trouxe 5 mil expositores vindo de todas as unidades da Federação e de 51 países.

Processo seletivo para a 17ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte)

Até as 17 horas de 10 de junho (sexta-feira)

Presencialmente: na Unidade de Gestão do Artesanato (Centro de Convenções, Ala Sul), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas

On-line: pelo site da secretaria

Edição: Raquel Flores