3/6/16 18:09
Atualizado em 31/1/17 às 15:17

Obras na saída norte são retomadas

Serão 23 intervenções para desafogar o trânsito no local. Medida beneficiará cerca de 100 mil motoristas que por ali passam diariamente

Recomeçaram as obras que devem colocar fim aos longos engarrafamentos na saída norte de Brasília. Desde quarta-feira (1º), operários voltaram a atuar na construção das pistas do trecho Torto-Colorado. Com o Trevo de Triagem Norte, as intervenções resultarão em vias marginais à Ponte do Bragueto, além de outras duas pontes, para desafogar o trânsito na região. A medida deve beneficiar cerca de 100 mil motoristas que passam diariamente pelo local.

Obras no trecho Torto-Colorado da Epia recomeçaram na quarta-feira (1º).
Obras no trecho Torto-Colorado da Epia recomeçaram na quarta-feira (1º). Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Um acordo entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possibilitou as obras. A empresa pública federal financiará aproximadamente R$ 146 milhões. O Executivo local entrou com R$ 51 milhões (Fonte 100) de contrapartida. Outros R$ 10 milhões, da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), viabilizarão a execução de cinco viadutos no Torto-Colorado.

O diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice, atenta para o fato de que as medidas vão facilitar a vida de motoristas para além do DF. “Serão grandes benefícios para Sobradinho e Planaltina; para cidades goianas, como Formosa e Planaltina; e para todos que se dirigem às regiões Norte e Nordeste do País ou retornam delas”, explica. Serão 24 meses para conclusão das obras no trevo de triagem norte e 17 para a ligação entre o Torto e o Colorado.

Mudanças

As medidas vêm para eliminar problemas antigos, como a necessidade de recorrer à faixa reversa em horários de pico, de segunda a sexta-feira. O aumento da capacidade em um trecho da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) será resultado da construção de duas novas pistas — uma em cada sentido —, com três faixas cada uma. Serão 5,2 quilômetros de ampliação entre o Torto e o Colorado.

Serão dez obras no Trevo de Triagem Norte, entre pontes, viadutos e túneis, com intuito de distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, levando ao Eixo Rodoviário Norte-Sul, à W3, aos Eixos L e W e à L2. Uma das intervenções consiste em duas vias marginais e as respectivas pontes paralelas à do Bragueto. Quando as pistas estiverem concluídas, a passagem atual poderá ser destruída para dar lugar a uma nova. O trânsito será desviado, e o local ficará com três pontes.

Somadas às passagens previstas na ampliação entre o Torto e o Colorado, serão 23 obras. O financiamento com o BNDES inclui contratação de empresa para auxiliar o DER-DF na supervisão das obras.

Ambas as intervenções começaram a ser feitas em maio de 2014, mas foram paralisadas por falta de verba em dezembro do mesmo ano. A retomada das benfeitorias no primeiro dia deste mês foi possível graças ao financiamento com o BNDES.

Conheça os projetos do trevo de triagem norte e o do sistema viário de ligação Torto-Colorado.

Edição: Paula Oliveira

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