06/06/2016 às 13:22, atualizado em 06/06/2016 às 17:49

Dedetização no Torre Palace segue até quarta-feira (8)

A partir desta segunda (6), um dia após ser desocupado, antigo hotel recebe equipes para eliminar focos de ratos e de insetos

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Equipes da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, começaram, nesta segunda-feira (6), a dedetizar o Torre Palace. O hotel, desocupado nesse domingo (5), está infestado de ratos e insetos. O serviço segue até quarta-feira (8), com uma etapa diferente da descontaminação a cada dia.

Dedetização no Torre Palace segue até quarta-feira (8)

O hotel, desocupado nesse domingo (5), está infestado de ratos e de insetos. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Vinte agentes trabalham na eliminação de focos de insetos — inclusive um do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus), encontrado no segundo andar. Amanhã, inicia-se a erradicação dos ratos. Na quarta-feira, serão retiradas as armadilhas dos roedores.

Segundo o diretor de Vigilância Ambiental, Divino Valero Martins, a desinfestação em etapas é importante para garantir a eficiência dos venenos aplicados. “O inseticida neutraliza o odor do raticida, dificultando muito a captura dos roedores. Como já achamos foco até do mosquito da dengue, é importante escalonar a aplicação dos venenos”, explica.

[Relacionadas]

A ação integrada do governo de Brasília, que contou com a perícia da Polícia Civil antes da dedetização, ainda recebe o auxílio de 27 detentos do Fundo de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Eles são os responsáveis pela construção de um muro de tijolo que é erguido em volta do prédio, a fim de evitar novas invasões.

Vacinas

Uma equipe da Secretaria de Saúde está no local para vacinar todos que estiverem em serviço no Torre Palace. Há doses contra tétano, hepatite B e febre amarela. “A vacinação é uma forma de reforçar a proteção dos trabalhadores em um ambiente que tem ferrugem e mofo [tétano], resíduos orgânicos, como fezes de animais [hepatite B], e possíveis mosquitos infectados com vírus [febre amarela]”, detalha a diretora de Atenção Primária da Região Centro Norte, Célia Aparecida Becker.

Durante a manhã, também estiveram no local a Polícia Militar, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) e dez caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A Subchefia da Ordem Pública e Social, da Casa Militar, coordenou a operação nesta segunda.

Edição: Gisela Sekeff