09/06/2016 às 23:20, atualizado em 13/06/2016 às 17:56

700 pessoas participam da Roda de Conversa em Brazlândia

Durante encontro com o governador de Brasília, na noite desta quinta-feira (9), transporte e educação estavam entre temas de perguntas feitas diretamente a Rodrigo Rollemberg

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Ao contrário do informado pelos organizadores da sexta edição da Roda de Conversa, foram 138 inscritos, e não 98. 

Moradores de Brazlândia participaram da sexta edição da Roda de Conversa nesta quinta-feira (9). Setecentas pessoas compareceram ao encontro com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, no galpão de múltiplas funções, conhecido como Feirinha da Vila São José. O evento começou às 20 horas e durou uma hora e meia.

O governador Rollemberg respondeu perguntas de 15 cidadãos na Roda de Conversa em Brazlândia. Foto Pedro Ventura/Agência Brasília

O governador Rollemberg respondeu a perguntas de 15 cidadãos na Roda de Conversa em Brazlândia. Foto Pedro Ventura/Agência Brasília

Desde as 19 horas, a população começou a se inscrever no Fale na Roda — sorteio para decidir quem faria perguntas diretamente ao governador. Dos 138 inscritos, 54 eram cidadãos comuns e 84, de movimentos, entidades e associações. Foram sorteados 15.

Na abertura, o chefe do Executivo citou ações do governo em Brazlândia, como construção de escola técnica para reforçar a capacitação dos moradores na região administrativa, editais para funcionários da saúde e da educação, e obras de saneamento básico. “Vamos fazer redes de esgoto que vão passar por 850 domicílios e beneficiar 5 mil pessoas”, afirmou Rollemberg.

A moradora de Brazlândia, Fabiula Pereira Viana. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A moradora de Brazlândia Fabiula Pereira Viana. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Uma das contempladas no sorteio, a moradora Fabiula Pereira Viana, de 37 anos, pediu creche e parques para crianças e adolescentes. “A gente que é mãe fica preocupada com as drogas que estão chegando cada vez mais perto dos nossos meninos.” Em resposta, Rollemberg disse que a juventude é uma das principais preocupações do governo. “Estamos construindo 11 quadras de esporte em Brazlândia para que os jovens usem o espaço para esporte e lazer.” O governador também destacou a construção de outras três creches na região administrativa.

O estudante Murilo Justino da Silva, de 20 anos, apresentou uma reivindicação sobre transporte público. “Todo dia vou para o campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, mas não tem ônibus direto.” O governador disse que vai encaminhar a solicitação à Secretaria de Mobilidade para que sejam estudadas providências em relação ao deslocamento dos moradores. “Transporte coletivo é um direito, e a gente tem de garantir que vai ser feito adequadamente”, respondeu Rollemberg.

Na penúltima pergunta, uma mulher passou mal e foi prontamente atendida pelo Corpo de Bombeiros. Ela teve um ataque epilético, mas passa bem. No fim do encontro, servidores em greve da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) fizeram protesto.

Compareceram à Roda de Conversa os chefes da Casa Civil, Sérgio Sampaio, e da Casa Militar, Cláudio Ribas; os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba; o chefe de Comunicação Institucional e Interação Social, Luciano Suassuna; os secretários da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal; de Cultura, Guilherme Reis; de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; do Meio Ambiente, André Lima; de Mobilidade, Marcos Dantas; de Saúde, Humberto Fonseca; e o secretário-adjunto do Trabalho, da pasta do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Thiago Jarjour.

Também estavam a diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), Gilson Paranhos; o diretor-presidente interino da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto; os diretores-gerais do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Henrique Luduvice, e do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Jayme Amorim; a presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jane Vilas Bôas; os presidentes da Caesb, Maurício Luduvice, e da Agência de Desenvolvimento do DF, Júlio César de Azevedo Reis; os deputados distritais Juarezão (PSB) e Luzia de Paula (PSB); e o administrador regional de Brazlândia, Devanir Gonçalves de Oliveira.

Braz PECs

Antes do diálogo com os moradores no galpão, o governador foi ao lançamento do projeto Braz PECs, na Rua do Lago. Iniciativa da Administração Regional de Brazlândia, a ideia é que os frequentadores dos pontos de encontro comunitários (PECs) recebam orientação de profissionais para exercícios de alongamento e utilização correta de cada aparelho. “Esse projeto vai aumentar o uso desses espaços e melhorar o aproveitamento. Esses equipamentos são para promover saúde”, ressaltou Rollemberg. Os PECs das Quadras 8 e 56, do Incra 8 e do Setor Veredas serão os próximos contemplados.

Edição: Raquel Flores

[Relacionadas]