12/06/2016 às 10:14, atualizado em 16/06/2016 às 15:15

Como evitar choque elétrico na época das festas juninas

Os cuidados para prevenir acidentes com a rede de energia devem ser redobrados no mês de junho. Fique atento às dicas

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Neste período de festas juninas, os cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica devem ser redobrados. A principal recomendação é manter distância dos equipamentos e dos componentes elétricos — seja em poste ou em subestação. Como a época é também de ventos fortes, há quem aproveite o momento para empinar pipa ou soltar balões. Caso fiquem presos aos fios de energia, não tente tirá-los do local. Nesses casos, ligue para a Companhia Energética de Brasília (CEB) por meio do 116.

[Relacionadas]

Fogueiras e bandeirinhas

Outra precaução é evitar que os eventos sejam realizados próximos às instalações da CEB. As fogueiras, em especial, precisam ser montadas longe da rede. “Com o calor, os componentes e isolantes da fiação se derretem e pode ocorrer um curto circuito”, explica o gerente de Desenvolvimento, Segurança e Saúde da CEB, José Cezar Nonato.

O técnico orienta ainda a não colocar enfeites, como bandeirinhas, nos postes. “O perigo é de levar um choque de alta tensão. Já tivemos casos de morte por essa razão”, conta. Além disso, é proibido fazer ligações clandestinas na rede. “Tem gente que quer colocar lâmpadas ligadas à rede. Não pode. Isso é roubo, inclusive”, alerta Nonato.

festas juninas ceb

Óbitos

Choques com a rede elétrica estão entre as principais causas de morte em todo o País. No Distrito Federal, os índices são baixos. Em 2015, foram registrados dois óbitos por esse motivo. Neste ano, ocorreu uma morte, de acordo com a CEB. Não há uma faixa etária mais suscetível às ocorrências. “Qualquer pessoa, não importa de que região administrativa, está sujeita a levar choque”, afirma Nonato.

Para evitar danos severos à rede e riscos à população, a CEB mantém equipes de plantão, em todos os dias da semana, para fazer a manutenção da fiação. “Fazemos a limpeza dos cabos, retiramos restos de papel, plástico e demais materiais dos fios. Quando eles se enroscam, podem até não causar problema, mas basta uma chuva para que ocorram os curtos”, destaca o gerente de Desenvolvimento, Segurança e Saúde da CEB.

Companhia Energética de Brasília (CEB): 116

Edição: Gisela Sekeff