16/06/2016 às 17:13, atualizado em 16/06/2016 às 19:03

65% de restauração de asfalto na DF-001 está concluída

Para aumentar a segurança de motoristas, acostamento de trecho revestido terá mais 50 centímetros de largura

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

As obras de restauro da pavimentação asfáltica do km 119,3 ao km 131,8 da Estrada Parque Contorno (EPCT), a DF-001, estão 65% finalizadas, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), que fiscaliza os trabalhos. O trecho fica depois do balão do Colorado, no sentido Brazlândia, e tem 12,52 quilômetros. A segunda camada de asfalto, de 5 centímetros de espessura, é colocada na via de rolamento.

Máquinas trabalham na restauração da DF-001, próximo ao balão do Colorado.

Máquinas trabalham na restauração da DF-001, próximo ao balão do Colorado. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

“Após a restauração da Estrada Parque Contorno no Lago Oeste, será implantada uma sinalização adequada, para evitar a ocorrência de acidentes, principalmente com gravidade e morte”, ressalta o diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice.

Nas etapas anteriores, ocorreu a fresagem do asfalto antigo — retirada da capa deteriorada. Depois, esse material foi incorporado ao acostamento, e inseriu-se uma camada de 4 centímetros de pavimentação asfáltica em toda a extensão da via. Para aumentar a segurança dos motoristas, o acostamento passará de 1,5 metro de largura para 2 metros.

Licitação

Os trabalhos são feitos pela empresa EPC Construções S/A, vencedora da licitação do DER em 2015. O contrato foi assinado em 23 de fevereiro deste ano, e a obra, iniciada três dias depois, com previsão de término em agosto. O custo é de R$ 6.753.902,84, incluídas as sinalizações vertical e horizontal.

“Posteriormente, serão realizadas duas outras licitações: a complementação da restauração, até a DF-170, e a implantação da ciclovia, para atender as comunidades que habitam aquela região”, adianta Luduvice.

[Relacionadas]

Edição: Raquel Flores