16/06/2016 às 10:47, atualizado em 11/07/2016 às 11:32

Ônibus da Mulher chega a Sobradinho II e Nova Canaã

Unidade móvel oferece orientação sobre como evitar agressões, além de atendimento psicológico, social e jurídico

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

O Ônibus da Mulher atenderá a comunidade de Sobradinho II nesta quinta-feira (16), das 9 às 12 horas, e o acampamento cigano Nova Canaã, no condomínio Serra Verde, na DF 440, quilômetro 12, neste sábado (18), das 10 às 19 horas. O veículo é uma unidade móvel da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos que presta serviço a mulheres em situação de violência das comunidades rurais mais distantes e carentes.

Durante o dia, elas terão atendimento psicológico, jurídico e social. Serão oferecidas cartilhas informativas sobre a Lei Maria da Penha, haverá rodas de conversas sobre legislação e direitos das mulheres, seguro desemprego, carteira de trabalho e cadastro para vagas de emprego. Também serão dadas orientações para evitar cada tipo de agressão – sexual, física, moral, psicológica e patrimonial.

Expectativa do atendimento

Serão distribuídos mapas das unidades da rede de proteção à mulher do governo de Brasília. Ao todo, 15 pessoas trabalharão nas atividades, entre servidores da Secretaria de Cultura e da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

A previsão dos organizadores é que 170 mulheres participem da ação. Em 2016, houve sete edições do Ônibus da Mulher – a unidade passou por Brazlândia, Plano Piloto, Sol Nascente, Águas Claras e na comunidade Café sem Troco, na DF-130.

Cultura

O Ônibus da Mulher também levará às comunidades o projeto Mala do Livro, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. O objetivo é incentivar o hábito da leitura. Uma biblioteca móvel com 120 livros será montada na ação.

Atendimento do Ônibus da Mulher

Sobradinho II

Em 16 de junho

Das 9 às 12 horas
Na Associação de Mulheres de Sobradinho II – Quadra AR 13, área especial 3
Acampamento cigano Nova Canaã

Em 18 de junho

Das 10 às 19 horas
Na DF 440, quilômetro 12, condomínio Serra Verde

Edição: Gisela Sekeff