18/06/2016 às 11:57, atualizado em 05/12/2016 às 16:00

Partida entre Flamengo e São Paulo terá mil profissionais de segurança

Estarão responsáveis pela proteção dos torcedores 550 policiais militares e 450 seguranças privados

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Torcedores de Flamengo e São Paulo terão a segurança reforçada no jogo entre os times, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A partida, que ocorre neste domingo (19), às 16 horas, será acompanhada por 550 policiais militares e por 450 seguranças da empresa que promove o evento. A PM estima que mais de 30 mil pessoas compareçam ao evento.

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social vai fazer a separação das torcidas organizadas para evitar confrontos – os grupos ficarão em espaços restritos no anel superior do estádio. O anel inferior e o intermediário serão exclusivos para a torcida do Flamengo.

Para que não se encontrem, a torcida organizada do São Paulo entrará pelo portão de acesso voltado para o Eixo Monumental, enquanto a do Flamengo, pelo virado para o autódromo. As áreas serão isoladas por barreiras de ferro e controladas por policiais militares e por seguranças.

A estrutura de proteção faz parte da estratégia que a secretaria e outros órgãos da segurança adotaram para evitar conflitos como os que aconteceram no jogo entre Flamengo e Palmeiras, em 5 de junho. O reforço foi readequado para a partida do Fluminense contra o Corinthians, na quinta-feira (16), quando não houve problemas entre os torcedores, e o esquema será repetido neste domingo.

Controle das vias

O trânsito nos arredores do Mané Garrincha será coordenado pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que vai fazer o controle das vias e fiscalizar infrações. Os policiais também deverão notificar os motoristas que estacionarem de maneira irregular em calçadas e em gramados. Serão 21 pontos de policiamento próximos ao estádio. Em frente ao planetário, o batalhão fará o controle de passagem de pedestres que estiverem a caminho do jogo.

Tabela do Brasileiro

São Paulo e Flamengo têm 13 pontos no Campeonato Brasileiro, ambos com quatro vitórias, três derrotas e um empate. Por ter feito um gol a mais, o time paulista está em sexto lugar, enquanto os cariocas ocupam a sétima posição.

Edição: Gustavo Marcondes